A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurará nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, um novo Centro de Hidratação para pacientes com dengue no Complexo Swift. A nova unidade substituirá o atual centro localizado no Núcleo de Urgência e Emergência (NEU), que opera desde 25 de dezembro com 30 leitos. Com a mudança para a Swift, a capacidade será ampliada para 100 leitos, funcionando 24 horas por dia.
A principal vantagem do novo centro é o acesso direto para pacientes com suspeita de dengue, sem a necessidade de encaminhamento prévio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O serviço será gerenciado pela Secretaria de Saúde e contará inicialmente com o apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo uma equipe de 54 profissionais de saúde: 10 médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e 4 farmacêuticos.
O atendimento será exclusivo para residentes de Rio Preto com idade mínima de cinco anos e que apresentem sintomas de dengue. Com a abertura do novo centro, os atendimentos específicos para dengue nas UBSs dos bairros São Deocleciano, Estoril e Solo Sagrado serão gradualmente reduzidos. A recomendação é que, a partir de quinta-feira, os munícipes com sintomas da doença procurem preferencialmente o Centro de Hidratação na Swift.
Até o dia 10 de fevereiro, o Centro de Hidratação havia realizado 1.734 atendimentos. A medida ocorre em meio a um cenário preocupante: nas primeiras cinco semanas epidemiológicas de 2025, São José do Rio Preto registrou 21.534 casos prováveis de dengue e seis óbitos confirmados, com outros 17 em investigação. O estado de São Paulo contabilizou 132.660 casos prováveis e 47 óbitos no mesmo período. Diante desse quadro, o Ministério da Saúde mobilizou a Força Nacional do SUS para apoiar as ações de controle da dengue no município, auxiliando na reorganização dos fluxos assistenciais e no fortalecimento da rede de atendimento à população.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do apoio federal: "Estamos, a pedido do município, que concentra o maior número de casos do Brasil, apoiando a Rede de Atenção". Além disso, a prefeitura decretou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos e anunciou a ampliação do horário de atendimento em algumas UBSs até as 22h, além de mutirões de limpeza para combater os focos do mosquito Aedes aegypti.
A abertura do novo Centro de Hidratação na Swift representa um esforço conjunto das autoridades municipais e federais para enfrentar a epidemia de dengue em São José do Rio Preto, buscando oferecer atendimento adequado e reduzir o número de casos e óbitos relacionados à doença.