Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Doria manda afastar PM que agrediu mulher grávida em Rio Preto; veja vídeo

Por: Maria Elena Covre, Lucas Israel e Fabrício Carareto
04/02/2020 às 21:04
Bastidores

Diante de repercussão negativa, governador usou o Twitter para avisar que "não vai tolerar excessos e violência desnecessária"


Foi rápido 1 
O governador João Doria (PSDB) agiu rápido. Algumas poucas horas depois de o vídeo de um policial militar agredindo fisicamente uma mulher grávida durante abordagem no bairro Santo Antônio, em Rio Preto, viralizar nas redes sociais e ganhar destaque na grande imprensa, o tucano foi ao Twitter avisar que deu ordem para afastamento imediato do PM. (Veja no final da coluna). 

Foi rápido 2
"Recomendei o imediato afastamento do policial militar flagrado durante abordagem a uma mulher grávida em São José do Rio Preto. Apesar de ela ter resistido à prisão por tráfico de drogas, existe um protocolo a ser cumprido e as imagens que recebi indicam que a conduta do policial foi totalmente inadequada. A PM já abriu inquérito policial militar sobre esta ocorrência”, postou o governador. E concluiu: "Ressalto meu respeito à Polícia Militar do Estado de SP, a melhor do BR, mas não deixarei de condenar excessos e violência desnecessária”. 

Munição da grossa 
A preocupação de Doria se justifica diante da força da imagem. O vídeo mostra que, mesmo alertado sobre a gravidez de cinco meses da mulher abordada, o policial se mantém com uma das pernas fincada sobre da barriga dela e desfere tapa em sua cara. Nem precisa dizer que virou munição da grossa para opositores do tucano.   

Olha a capivara 
O empresário de Rio Preto Ricardo Reynold Falavina, alvo da Operação Chorume deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (4), figura em longa lista de processos na Justiça. São pelo menos 46 processos. Em 31 ações, ele consta como réu ou executado. 

Condenou 1
Um dos processos contra Ricardo Reynold Falavina resultou, inclusive, em condenação, com pena de prisão. Na ação, aberta em 2009 e proposta pelo Ministério Público, o empresário, que atuava como sócio da empresa Intercondors Export Industrial, foi considerado culpado por sonegação fiscal e condenado a dois anos de prisão e dez dias-multa. 

Condenou 2
No entanto, em segunda instância, a pena subiu para três anos e quatro meses. Falavina ainda tentou habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas recebeu negativa da presidente do órgão na época, Laurita Vaz.

Mas não prendeu
Mesmo assim, Falavina não foi preso. Segundo o juiz da Vara de Execuções Criminais de Rio Preto, Flávio Artacho, em sentença proferida em outubro de 2019, o prazo para o cumprimento da pena foi extinto.

Nova encrenca 
Agora, o empresário é alvo da Operação Chorume, 7ª fase da operação Descarte, mais um desmembramento da Lava Jato. Segundo a Polícia Federal, que fez busca e apreensão no apartamento do empresário em Rio Preto, o objetivo foi obter provas adicionais relativas a operações fraudulentas utilizadas para esconder sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa.

Mandados
Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios dos investigados e de pessoas ligadas a diferentes organizações criminosas. As ações ocorreram nos Estados de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal.

Com eles, não 1
A juventude do PDT Rio Preto, que ganha espaço e protagonismo dentro da legenda dominada por Carlos de Arnaldo, surge como obstáculo às conversas que o partido vinha mantendo com o PC do B em torno de uma aliança para as eleições deste ano. Segundo o vice-presidente da legenda e coordenador dos jovens pedetistas, Gabriel Lima, os comunistas defendem a construção de uma frente ampla de "centro-esquerda” que inclui o PT. "Então, a gente é contra seguir com qualquer tipo de negociação”. 

Com eles, não 2
Para a Juventude do PDT Rio Preto, "enquanto a pauta estiver alienada ao Lula e ao seu projeto de poder, não tem conversa”. "Lula não é inocente, nem o Partido dos Trabalhadores. O rio-pretense, em sua maioria, deu claro sinal que qualquer projeto envolvendo João Paulo Rillo (PSOL), que tem o carimbo do PT na testa, é contrariar a decisão popular”, segue Gabriel Lima. 

Não sei de nada 
O PC do B de Rio Preto, que se viu em meio a este triângulo amoroso partidário, disse à coluna que segue conversando com todo mundo. O presidente da legenda, Carlos Alexandre, afirma ainda desconhecer qualquer decisão interna do PDT sobre "encerrar conversas”. "Temos, inclusive, um café marcado para trocar ideias”, afirmou ele. 

Skaf, o socialista 1
Não é de hoje que o namoro entre o presidente Jair Bolsonaro e Paulo Skaf, presidente da Fiesp, é alvo de críticas e polêmica nos grupos dos bolsonaristas mais radicais de Rio Preto. A rejeição à ideia de o emedebista comandar o Aliança Pelo Brasil no Estado, que surge como cenário muito provável, reúne todo tipo de argumento, mas alguns chegam a ser hilários. Nesta terça (4), circulou pelo grupo um áudio em que um dos integrantes desenvolve toda uma teoria para provar que Skaf é um socialista de carteirinha. Segue o fio...

Skaf, o socialista 2
"Oi, pessoal, bom dia. Não há dúvidas aqui de que o Paulo Skaf seja uma pessoa de muitas realizações, conhecidíssima dentro do Estado de São Paulo e até nacionalmente. Porém, uma das instituições que ele dirige, o Sesi, onde eu fui professor durante dois anos (muita gente não sabe, mas eu sou graduado em letras e inglês, mas isso não quer dizer nada). Olha, eu conheço a instituição. O Sesi é uma instituição de ensino totalmente socialista. É de inspiração Paulo Freire 100%. De ensino construtivista. Então, não dá. Ideologicamente, por mais bonzinho que o cara seja, por mais auréola, o cara é socialista e socialista de carteirinha. Assumido mesmo. Não dá mesmo, viu. Carta fora do baralho para mim”, diz o professor. 

Na dúvida 1
O projeto do vereador Pedro Roberto (Patriota) que pretende proibir o pagamento de auxílio atleta a condenados pela Lei Maria da Penha ficou para depois. Isso porque surgiu uma dúvida sobre a constitucionalidade do texto, já que o mesmo exige o cumprimento da norma após condenação em primeira instância e a aprovação do texto como está poderia abrir uma brecha para Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). 

Na dúvida 2
A dúvida é se o cumprimento da lei deve ser feito na condenação em 2ª instância ou pelo trânsito em julgado. Pelo sim, pelo não, os vereadores pediram vistas por duas sessões.

Apertou o verde
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou projetos de duas empresas para a fabricação de 180 mil novas urnas eletrônicas que deverão ser utilizadas já nas eleições municipais deste ano. Os testes foram encerrados no fim de janeiro. 

Batalha das urnas 1
As empresas são a Positivo e Smartmatic do Brasil. Inicialmente, tanto os projetos quanto os protótipos das duas foram rejeitados pelos técnicos da Justiça Eleitoral em testes realizados no ano passado. Mas, após acertos e novos testes, acabaram recebendo sinal verde.

Batalha das urnas 2
Só que agora a encrenca é outra. As duas empresas brigam – literalmente – na Justiça, já que uma acusa a outra de incapacidade técnica e não atendimento de todas as exigências da licitação. Cabe à Justiça arbitrar a briga e decidir quem tem condições de oferecer os equipamentos para substituir as 80 mil urnas antigas, que estariam no limite de vida útil. 









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!