Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O prefeito Fernando Cunha e a secretária de Administração, Eliane Abreu, durante gravação com o Monsenhor para o projeto Memória Viva, para o Arquivo Público Municipal, em julho de 2018
Foto por: Arquivo público de Olímpia
O prefeito Fernando Cunha e a secretária de Administração, Eliane Abreu, durante gravação com o Monsenhor para o projeto Memória Viva, para o Arquivo Público Municipal, em julho de 2018

Prefeito de Olímpia decreta luto de 3 dias pela morte de Monsenhor Antônio Torras, de 90 anos

Por: Da redação
19/01/2020 às 12:21
Cidades

O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, decretou na manhã deste domingo, dia 19 de janeiro, luto oficial de três dias pelo falecimento do Monsenhor Antônio Sant’Climents Torras, de 90 anos.


Vítima de uma parada cardíaca, o Monsenhor morreu nesta madrugada, no Instituto do Coração de Rio Preto. Ele estava internado por complicações da idade.

O luto oficial, segundo a Prefeitura, é uma forma de manifestação de tristeza e reconhecimento dos serviços prestados ao município. O corpo de Monsenhor Antônio será velado a partir das 16h de hoje, na Matriz de São João Batista, em Olímpia. Haverá missa normal do domingo, às 19h. Na segunda-feira (20), às 9h, Missa de corpo presente e, em seguida, monsenhor será enterrado em sua própria Igreja.

Monsenhor Antônio, nasceu no dia 06 de março de 1929 em Serrateix, na Espanha. Sua vida foi marcada pelas guerras, quando ainda criança viveu os horrores da Guerra Civil Espanhola e mais tarde acompanhou a Segunda Guerra Mundial, eventos que o convenceram fortemente que seu ideal era servir a Igreja Universal sendo missionário.

Após falar com o bispo, que aprovou sua determinação, saiu em 1958 de Barcelona rumo ao Brasil para cumprir sua vocação. Tomou posse na Paróquia de Colina no final de semana de 25 de junho de 1958. Veio trabalhar na Paróquia de São João Batista, em Olímpia, apenas em 6 de dezembro de 1962, e iniciou o seu trabalho se encarregando principalmente da Catequese Paroquial na Matriz e em todas as capelas e escolas, inclusive as rurais. Sendo assim sua vida apostólica estava muito ligada ao trabalho com os jovens os quais são muito saudosos da época de ventura que viveram sob o auspicio da orientação do Pe. Antônio.

Obras

Foram quase 60 anos de trabalho em que o querido Monsenhor Antônio realizou muitas obras na cidade, contribuindo material, espiritual e com ideias. Entre seus principais trabalhos estão:

- Fundação do Grêmio Estudantil
- Incentivo ao recém fundado grêmio para fundar seu periódico o jornal "ALVORADA”;
- Acompanhamento do CJC - Comunidade dos Jovens Cristãos;
- Fundação da "Cidade Mirim de São João Batista” - A cidade da criança;
- Missa Jovem;
- Legião de Maria;
- Fundação da Rádio Menina;
- Construção da Capela de São José - Inaugurada em 1984
- Construção da Matriz de São João Batista - Inaugurada em 1975
- Construção de novos pavilhões no abrigo São José - Inaugurado em 1983
- Construção do Centro comunitário da Santa Rita - Inaugurado em 1983

Durante seus anos de sacerdócio se manteve fiel à sua vocação religiosa, levando com entusiasmo a palavra de Deus. 

Confira abaixo entrevista com o Monsenhor Antônio Torras para o projeto "Memória Viva”, para o Arquivo Público Municipal, em julho de 2018:

 









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!