Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Velejador brasileiro Jorge Zarif é flagrado em exame antidoping

Por: FOLHAPRESS -
16/01/2020 às 18:30
Esportes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O velejador brasileiro Jorge Zarif, 27, foi flagrado em um exame antidoping com a substância proibida tamoxifeno. O teste foi real...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O velejador brasileiro Jorge Zarif, 27, foi flagrado em um exame antidoping com a substância proibida tamoxifeno.
O teste foi realizado em um evento preparatório para a Olimpíada de Tóquio na raia de Enoshima, no Japão, onde será realizada a competição olímpica deste ano.
Zarif, que compete na classe Finn, é um dos principais nomes da vela brasileira atualmente e já foi campeão mundial, em 2013. Disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016 (nesta ficou na quarta posição), e já estava com a vaga quase garantida para sua terceira participação.
Por meio de um comunicado emitido por sua assessoria de imprensa, Zarif disse que se colocou em suspensão preventiva pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Ainda não há informações sobre seu julgamento.
"O atleta esclarece que em junho de 2019 submeteu-se a um tratamento indicado por seu mastologista, contendo a substância tamoxifeno, para combater sintomas de ginecomastia [condição masculina de aumento exagerado das mamas] bilateral que lhe causavam dores e debilitavam seus movimentos", informou a nota.
De acordo com o documento, na época ele se preparava para campeonatos importantes, e o medicamento era a alternativa de tratamento para uma cirurgia que o afastaria das competições em torno de 45 dias.
O evento-teste no Japão foi realizado um mês e meio após o término de seu tratamento.
Ainda segundo o comunicado, Jorge Zarif está de posse de todos os documentos e históricos médicos que comprovam o quadro de ginecomastia bilateral, incluindo fotos, exames e recomendações de cirurgia por mais de um profissional da área médica.
O tamoxifeno é um modulador que bloqueia o estrogênio (hormônio sexual feminino) nas células mamárias e é comumente utilizado no tratamento do câncer de mama.

Publicado em Thu, 16 Jan 2020 18:00:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!