Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Parte das aulas de dança serão realizadas na Swift
Foto por: Street View
Parte das aulas de dança serão realizadas na Swift

Prefeitura abre inscrições para 3 mil vagas nos núcleos de arte e cultura

Por: Da Redação
14/01/2020 às 10:10
Cidades

Começou nesta segunda-feira (13) o período de inscrições para os cursos disponibilizados pela Secretaria de Cultura nos Núcleos Municipais de Arte e Cultura. São aproximadamente 3 mil vagas entre cursos de teatro, dança, artes plásticas, música e literatura, que é novidade neste ano.


Todos os cursos são gratuitos. As inscrições vão até o dia 24 de janeiro e podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos diversos locais onde os cursos acontecem. A novidade em 2020 é que todos os Núcleos recebem inscrições de todos os cursos, não sendo necessário se inscrever apenas onde as aulas acontecem. 

Documentos necessários:
-RG e CPF;
-Comprovante de residência;
-1 foto 3x4.

Para menores de idade, a inscrição deverá ser feita pelo responsável legal e assinada.

As aulas terão início no dia 27 de janeiro de 2020. A variação de oferta entre as faixas etárias é grande, contemplando crianças a partir de 7 anos até adultos acima de 80 anos. Crianças e adultos podem optar pela modalidade de arte e curso de forma livre, de acordo com seu interesse e independente da faixa etária.

Sobre os cursos
Existe uma integração entre estágios e plano de aula, por meio de apresentações realizadas em todo município no decorrer do ano. De acordo com a coordenadora executiva dos Núcleos de Artes e Cultura, Talita Carvalho, trata-se de "efetiva política pública de Cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a Cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade”, pontuou.

Para a coordenadora, as Artes são o reflexo da sociedade em seus sentimentos, reflexões e, principalmente, a visão crítica da própria existência e do mundo. "O objetivo dos Núcleos é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento cultural, por meio de capacidades inventivas, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade”, completou.

Linguagens Artísticas
Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em tela e Desenho de observação); Dança (Ballet Clássico, Dança contemporânea, Dança de salão, Jazz e Sapateado); Música (Bateria, Instrumentos de sopro, Instrumentalização para banda, Piano, Teclado, Teoria musical, Viola caipira, Violão, Violino e Violoncelo), Teatro (Leitura dramática, produção, Teatro infantil/juvenil/adulto). Além disso, em 2020, a Secretaria de Cultura está implantando o curso de Literatura que ofertará oficinas de diversas linguagens literárias que acontecerão na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa.

Os Núcleos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura são: a Casa de Cultura "Dinorath do Valle” que terá sua reforma concluída ainda este ano, o Núcleo Roberto Farath (Música e Artes Plásticas), o Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), Biblioteca Municipal (Literatura) e, provisoriamente, Núcleo do Complexo Swift (Dança).

Parcerias
Além dos Núcleos próprios, a Secretaria de Cultura também mantém convênio com outros núcleos que atendem alunos previamente matriculados nesses projetos que ofertam aproximadamente 1500 vagas. São eles: Instituto "As Valquírias”, Núcleo Santa Cecília – Serviço Social Vitório Lucchesi e OSC Paraíso Projeto Mundo Novo (Pinheirinho). Por fim, com intuito de instituir política pública intersetorial na área da Cultura, junto com outras Secretarias Municipais, a Secretaria de Cultura passou a ofertas vagas de artes em mais quatro equipamentos públicos, sendo eles: CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das Artes "Aristides dos Santos”, Praça de Esportes e Cultura de Engenheiro Schmitt, Cema (Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista) e Caecc (Centro Assistencial Espírita do Calvário Ao Céu).

Cursos Núcleos de Artes e Cultura:
Artes Plásticas: Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação;
Dança: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Jazz e Sapateado;
Música: Bateria, Instrumentos de Sopro, Instrumentalização para Banda, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncello;
Teatro: Leitura e Escrita Dramática, Produção e Teatro Infantil/Juvenil/Adulto;
Literatura: Oficina de Linguagens Literárias.
 
Modalidades e Vagas disponíveis
Artes Plásticas
São formações expressivas que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética, aprendido na teoria e na prática, desenvolvendo-se técnicas e conhecimentos específicos em aquarela, pintura em tela e desenho de observação.
Vagas: 183

Dança
As estruturas formam a técnica da consciência corporal. Seu estudo e sua prática são à base de todas as modalidades de dança desenvolvendo leveza, postura, musicalidade, fortalecimento da musculatura, consciência corporal, criatividade, alongamento, coordenação, motricidade entre outros.
Vagas: 550

Literatura
Serão ofertadas técnicas que podem ser usadas em toda escrita literária. Os conteúdos são pensados e produzidos, exclusivamente, com exercícios e desafios de escritas provocadas pelo instrutor. Os alunos também terão à disposição todo acervo da Biblioteca Municipal para as aulas. É indicado pra quem quer aprimorar seu ofício ou até mesmo pra quem quer se iniciar na vida literária, pois a troca de textos permitirá um olhar mais técnico e crítico do seu trabalho.
Vagas: 60

Música
A música é uma expressão artística constituída na combinação de diversos sons e ritmos que se utiliza de instrumentos musicais seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada uma prática humana universal. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.
Vagas: 398

Teatro
O Teatro é voltado ao exercício teórico e prático das dinâmicas e jogos teatrais pertinentes ao desenvolvimento criativo do interprete. Estimula a criatividade e a busca por novos aprimoramentos dentro das artes cênicas; desperta e estimula a criação individual e em grupo; auxilia na comunicação, na concentração e na autoconfiança; dissemina a ideia do coletivo e do processo colaborativo e de criação.
Vagas: 275
 
Cursos Por Núcleo
- Biblioteca Municipal: Literatura
- Casa de Cultura Dinorath Do Valle - Swift: Dança;
- Núcleo Musical Roberto Farath: Artes Plásticas, Bateria, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncello;
- Teatro Municipal Nelson Castro: Teatro
- CEU das Artes "Aristides dos Santos” – Teatro, Dança e Música;
- Praça de Esportes e Cultura de Engenheiro Schmitt – Canto Coral;
- CEMA e CAECC – Dança Livre, Artes Plásticas e Música;
- Instituto As Valquírias: Música (Instrumentalização para Banda);
- Núcleo Santa Cecília – Serviço Social Vitório Lucchesi: Bateria,Teclado, Violão;
- OSC Paraíso - Projeto Mundo Novo Pinheirinho: Teatro, Violão.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!