Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Paes afirma que hackers tentaram roubar dados sigilosos no Rio

Por: FOLHAPRESS - CRISTINA CAMARGO
18/08/2022 às 09:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou na noite desta quarta-feira (17) que hackers tentaram roubar dados sigilosos ...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou na noite desta quarta-feira (17) que hackers tentaram roubar dados sigilosos da prefeitura e por isso todos os serviços digitais foram retirados do ar preventivamente por determinação de equipes técnicas.

O ataque hacker aconteceu na madrugada de segunda-feira (15) e a decisão de tirar todos os serviços do ar foi tomada para proteger dados da população, segundo Paes.

"Tenho exata noção dos transtornos que essa ação criminosa está causando na vida das pessoas, mas a ordem de quem entende do assunto é que os serviços só sejam restabelecidos quando tivermos muita certeza de que não tem nenhuma informação particular em risco", disse o prefeito em comunicado nas redes sociais.

O ataque foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, que investiga o caso.

Segundo Paes, os dias em que os sistemas ficarem fora do ar não serão considerados como úteis para o vencimento de impostos.

Os contribuintes de ISS (Imposto Sobre Serviço) que utilizam o sistema de Nota Carioca são orientados a emitir um recibo provisório, que depois poderá ser substituído.

"É uma situação absolutamente nova, inusitada", disse o prefeito.

Entre os serviços afetados estão o atendimento e inscrição no cadastro do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação em unidades de saúde que utilizam o sistema digital da prefeitura.

O painel de Covid-19 também teve a captura de dados afetada.

Nas escolas municipais as aulas foram mantidas normalmente. O Centro de Operações Rio e o aplicativo Táxi.Rio também não foram afetados.

OUTROS ATAQUES

No final de 2021, ataques hackers prejudicaram sistemas de órgãos federais como o ConecteSUS, responsável pelo certificado nacional de vacinação, que saiu do ar em dezembro.

À época, usuários que acessavam o aplicativo encontravam um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor. "Nos contate caso queiram o retorno dos dados", dizia a mensagem.

Nesta semana, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em uma investigação contra suspeitos dos ataques

O objetivo da operação Dark Cloud é avançar na apuração que tem como alvo "uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia", segundo a PF.

Em novembro de 2020, ministros e servidores do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ficaram temporariamente sem acesso a processos digitalizados, emails e outros sistemas internos após a rede interna da corte sair do ar. O tribunal afirmou ter sido alvo de invasão hacker.



Publicado em Thu, 18 Aug 2022 09:27:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!