Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Com déficit em janela de transferências, Corinthians busca virada contra o Atlético-GO

Por: FOLHAPRESS - ARTHUR SANDES
16/08/2022 às 18:30
Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A janela de transferências no futebol brasileiro que terminou ontem (15) teve sabor de frustração no Corinthians, que não conse...


SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A janela de transferências no futebol brasileiro que terminou ontem (15) teve sabor de frustração no Corinthians, que não conseguiu encontrar a tempo um substituto viável para Willian. As soluções que o clube encontrou no mercado da bola acabaram criando novos problemas, e o técnico Vítor Pereira tem à disposição dois atacantes a menos do que gostaria.

O elenco ganhou Yuri Alberto, mas perdeu Gustavo Mantuan e Willian. Na zaga, Balbuena supriu a ausência de João Victor, que havia sido vendido ao Benfica; para o meio-campo chegaram Fausto Vera (contratado) e Ramiro (reaproveitado após empréstimo). No ataque, porém, atualmente há menos opções do que há 30 dias, e os motivos para isso são vários.

Aliado a isso, o Timão sofre com problemas no setor ofensivo. Foram apenas dois gols nos últimos cinco jogos e, nesta quarta-feira(17), às 21h30, na Neo Química Arena, precisa reverter a derrota por 2 a 0 que sofreu na ida das quartas de final da Copa do Brasil. No duelo contra o Atlético-GO, está em jogo o sonho de ganhar algum título nesta temporada. Para avançar, o Alvinegro tem de ganhar por três gols de diferença.

As perdas do elenco alvinegro começaram no fim de junho. Yuri Alberto foi anunciado pelo Corinthians como a grande aposta para o ataque. Vítor Pereira pedia um atacante central desde a saída de Jô, três meses antes, pois Júnior Moraes não engrenou. Para ter Yuri, porém, o técnico teve que abrir mão de um atacante titular, Gustavo Mantuan, um dos "miúdos" que mais eram utilizados na época e que hoje faz falta no lado direito. O goleiro Ivan também foi envolvido no negócio com o Zenit (RUS).

Assim que fechou negócio por Yuri Alberto, o Corinthians passou a procurar possíveis reposições para Mantuan. A própria decisão de trocar um pelo outro partiu do entendimento de que seria mais fácil suprir a ausência de um atacante de lado, com características de recomposição para marcar. VP não queria perder Mantuan, mas julgou precisar mais de Yuri. Naquela altura, o Brasileirão estava na 15ª rodada, e reforços só seriam viáveis se ainda não tivessem sete jogos no campeonato.

Na mesma época, alguns dias depois, Willian deu seu "aviso prévio" ao Corinthians pois estava decidido a voltar para a Europa. A janela de transferências ainda não estava nem aberta, mas VP já falava em entrevista coletiva que a diretoria estava "consciente de que temos a necessidade de ir ao mercado". Willian assinou sua rescisão contratual na semana passada e já está na Inglaterra.

Em meio às mudanças, o Corinthians chegou ao segundo semestre ainda fazendo experimentos, e o trio de ataque que todos achavam ser titular durou apenas dois jogos —Róger, Willian e Yuri só foram titulares juntos contra Coritiba e Atlético-GO. Depois da ida de Copa do Brasil, Vítor Pereira avisou que Róger Guedes e Yuri Alberto juntos "deste jeito, não dá", explicando que nenhum deles consegue ajudar na marcação do lateral adversário. Desde que Willian saiu, porém, o treinador reconsiderou a situação da dupla que restou e afirmou que "há alguns jogos em que eles podem estar juntos, em outros não".

O fechamento da janela de transferências do futebol brasileiro deixou VP com mais problemas do que soluções —é assim que o técnico chama as peças do elenco; "soluções", não "opções". Atualmente, no ataque, são seis: Adson, Giovane, Gustavo Mosquito, Júnior Moraes, Róger Guedes e Yuri Alberto.

Dessa forma, a provável escalação do Corinthians é a seguinte: Cássio; Fagner, Gil Balbuena e Lucas Piton; Du Queiroz, Cantillo (Fausto Vera) e Renato Augusto; Adson, Roger Guedes e Yuri Alberto.

Já o Atlético-GO continuará promovendo revezamento de seus atletas, pois a equipe tem agenda cheia com a disputa da Copa Sul-Americana e o Brasileirão. O Dragão atuará da seguinte forma: Renan; Dudu, Hayner, Wanderson, Edson e Jefferson; Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho (Peglow); Léo Pereira, Wellington Rato (Ricardinho) e Luiz Fernando.


Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo

Horário: 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (17)

Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

VAR: Rafael Traci (SC)

Transmissão: Globo, Sportv e Premiere



Publicado em Tue, 16 Aug 2022 18:05:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!