Foto por: DLNews
Hoje (2) é o primeiro dia útil do novo Terminal de Rio Preto

No 1º dia útil do novo terminal, passageiros se dizem "perdidos" e "encantados"

Por: Miguel Flauzino
02/12/2019 às 12:48
Cidades

Usuários reclamaram da falta de sinalização na manhã desta segunda-feira (2) no novo terminal urbano, que começou a funcionar no sábado (30). Apesar disso, o local se tornou uma espécie de ponto turístico nesses primeiros dias.

Em meio à correria para pegar ônibus na manhã desta segunda-feira (2), primeiro dia útil de operação do novo terminal urbano de Rio Preto, que começou a funcionar no sábado (30), os usuários se sentiram perdidos no local.  

Pela falta de placas indicativas, sobraram reclamações de passageiros que se confundiam com a direção a tomar para pegar os ônibus.  Eles dizem que não tinham indicações e nem funcionários suficientes para tirar dúvidas.  

Mas não foram só as reclamações que chamaram a atenção. Entre as pessoas ouvidas pela reportagem, sobrou "encantamento" com o tamanho e a estética do local. 

Entre os "perdidos", estava o estudante Ângelo Antonio, de 15 anos, que tinha acabado de chegar ao local por meio da ponte de acesso ao Shopping Azul. 

Ele estava indo direto para a saída, mas na verdade queria pegar o ônibus para ir à escola. "Nem vi as placas (e riu), elas são muito pequenininhas”, disse. Mas logo o rapaz desviou a atenção do problema e se impressionou com a beleza da nova estrutura. "Muito mais bonito que o de antes, bem melhor”, comentou.




Quem também se sentiu meio perdida foi Carla Cambuí, professora de música de 39 anos. Segundo ela, o local "parece bonito", mas sua preocupação maior é com a funcionalidade. "Vamos ver o funcionamento né, se não fosse você (repórter) eu acho que estaria um pouco perdida."



Foi comum também as pessoas se confundirem com as entradas e os acessos internos de um setor ao outro, como o da ponte que leva  ao Shopping Azul. Daí que, na falta de funcionários para dar informações, os passageiros pediam informações uns aos outros.  

Ponto Turístico
Além de passageiros, a nova rodoviária recebeu curiosos também na manhã desta segunda-feira. Carlos Pereira, de 64 anos, que veio de Onda Verde, deu uma esticadinha ao terminal urbano apenas para conhecer o local. "É muito bonito e organizado. Deu uma cara de cidade grande”, disse ele.

Do mesmo modo, os próprios rio-pretenses ficaram impressionados com o novo espaço. Marlene Affonso, de 62 anos, é professora aposentada e parou o carro próximo ao terminal para ver o que tinha de novo. "Eu vim conhecer e achei maravilhoso, parece muito bem organizado”, comentou ela, que não chegou a pegar ônibus no local. 



Devido ao tamanho, o lugar também está reunindo pessoas que buscam apenas sentar e conversar, já que possui um espaço mais amplo.

Melhor fluxo
A pequena ponte construída para conectar o Shopping Azul com a parte superior do novo terminal trouxe para os usuários um melhor acesso às ruas, pelo menos na opinião de usuários ouvidos pela reportagem. 

O estudante André Marchi, de 21 anos estava apenas de passagem, e afirmou que agora tem um melhor fluxo. "Antes, quando passava o trem, a gente tinha que esperar um tempão para atravessar, agora tá bem melhor”, completou.

Problemas e respostas
Apesar dos elogios, a Emurb e a Secretaria de Trânsito já cogitam medidas mais duras contra os pedestres que, dentro do terminal, querem cortar caminho e atravessam fora da faixa, correndo o risco de serem atropeladas durante as manobras dos ônibus. A pasta, inclusive, cogita a instalação de cercas para evitar que os passageiros circulem nas áreas impróprias.

Já sobre os problemas de sinalização, a Emurb, em nota, disse que "disponibilizou panfletos com a localização das linhas ao longo da última semana e também instalou um painel na entrada do terminal para facilitar a identificação dos pontos de embarque e desembarque. Além disso, 12 funcionários fazem o atendimento pessoal para tirar dúvidas".








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!