Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Especialista no tratamento de varizes com técnicas à base de laser, o Dr. Gustavo Marcatto conta que hoje em dia praticamente não faz mais cirurgias para cuidar das veias que surgem nas pernas e causam tantos incômodos
Foto por: Divulgação
Especialista no tratamento de varizes com técnicas à base de laser, o Dr. Gustavo Marcatto conta que hoje em dia praticamente não faz mais cirurgias para cuidar das veias que surgem nas pernas e causam tantos incômodos

Varizes não tratadas podem levar a sérios problemas de saúde

Por: Equipe Digital
15/08/2022 às 11:03
Saúde

O médico vascular de São José do Rio Preto, Dr. Gustavo Marcatto, alerta sobre a importância dos cuidados precoces para a prevenção de quadros graves


Cuidar da saúde, não é segredo para ninguém, é um dos pontos essenciais para se levar uma vida com energia, bem-estar e disposição para as tarefas diárias. Por mais que a rotina atual seja corrida para a maioria das pessoas, é sempre importante tirar aquele tempinho para atualizar exames, checar se tudo vai bem com seu organismo e seguir na luta.

Algumas vezes, um problema que pode parecer apenas estético, sem grandes consequências para a saúde do corpo em geral, se não for devidamente tratado, pode, sim, levar a quadros muito graves e de difícil tratamento. Esse é o caso das varizes, consideradas por muitos, apenas questão de aparência, mas se não tiver a devida atenção ainda no início, evoluir e provocar doenças sérias E 15 de agosto é marcado pelo Dia da Consciência Vascular, para lembrar a toda a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde vascular. O médico especialista no assunto, Dr. Gustavo Marcatto, de São José do Rio Preto (SP) faz alertas sobre quando é preciso fazer uma consulta e os reflexos que varizes mal cuidadas podem ter no corpo. De acordo com o Dr. Marcatto, problemas na família, dores nas pernas, inchaços, formigamentos, alterações da cor da pele das pernas, dor ao caminhar, tontura e a presença de varizes ou vasinhos, são sintomas que devem ser levados a sério. Nesses casos, já é preciso consultar um especialista para entender o que, de fato, está acontecendo. "Quanto antes se inicia o tratamento, mais rápido será a recuperação e, assim, é possível prevenir as complicações", diz o vascular.

 Entre as doenças mais graves que afetam o sistema vascular estão as tromboses e embolias, que podem até serem fatais. E muitas vezes esses problemas começam por conta das varizes que não são tratadas de forma adequada. "Um quadro de varizes pode provocar no paciente muita dor, inchaço, manchas nas pernas, erisipela, feridas e até a trombose. O que é muito grave", alerta o médico.

 Especialista no tratamento de varizes com técnicas à base de laser, o Dr. Gustavo Marcatto conta que hoje em dia praticamente não faz mais cirurgias para cuidar das veias que surgem nas pernas e causam tantos incômodos. Os modernos equipamentos possuem a capacidade de tratar, sem que haja necessidade de cortes, internações, ou grandes períodos de repouso. "Hoje o laser pode cuidar até dos casos mais graves de varizes. Não há uma cura para esse problema, mas um controle da doença, que precisa de acompanhamento pela vida toda! Utilizamos a técnica CLaCS, endolaser, e nos casos mais severos a chamada ATTA (Ablação Térmica Totalmente Assistida), quando é utilizado o laser endovenoso, sem necessidade de cortes, nem de injetar química nessas veias inflamadas", explica.

  É preciso estar sempre atento aos sintomas ou desconfortos que podem surgir nos membros inferiores e o recomendado é se consultar com o vascular pelo menos uma vez ao ano, para um controle maior. "Apesar de não ser uma regra, para evitar problemas vasculares é importante um acompanhamento precoce, além de manter hábitos de vida saudáveis, evitar fatores de risco como cigarro, hormônios, sedentarismo e procurar se hidratar de forma correta diariamente", aconselha o médico.

  Dedicado e profundamente apaixonado pela área da medicina que escolheu exercer, Dr. Gustavo revela o que o fez partir para a especialização em tratamento vascular utilizando a tecnologia do laser. "O que sempre me chamou a atenção eram as feridas nas pernas dos pacientes, causadas pelas varizes. Essas pessoas faziam tratamentos por anos, mas sempre sem sucesso. Hoje conseguimos cuidar desses casos na clínica, sem precisar de hospital, cortes ou repouso", pontua o vascular.

Seguindo sempre a premissa de cuidar da saúde e prevenir problemas futuros, quem está bastante ligada no que acontece com seu corpo é a apresentadora da Record TV, Ticiane Pinheiro.

Sempre ativa, Ticiane tem uma rotina bastante agitada. Além do trabalho na televisão, outros compromissos e o dia a dia de sua casa, ainda precisa ter energia de sobra para acompanhar as filhas, Rafaella Pinheiro Justus, de 13 anos, e a pequena Manuella Pinheiro Tralli, de 3 aninhos.

Ticiane resolveu procurar o Dr. Gustavo Marcatto, em sua clínica em São José do Rio Preto, e ficou encantada com o uso da tecnologia utilizada. "Vim conhecer a clínica do Dr. Gustavo Marcatto, um dos médicos mais renomados do Brasil. O bacana é que ele vai mostrar para mim a técnica que é indolor. Então você pode vir até São José do Rio Preto, fazer seu tratamento, e voltar para casa no mesmo dia", explicou a apresentadora.

 Dr. Gustavo analisou as pernas da jornalista e notou a presença de alguns vasinhos, que nem a própria Ticiane sabia que tinha. Daí a importância de se fazer uma análise precoce e preventiva. "Temos que fazer a prevenção. Só devo ter vasinhos, mas as varizes, se não cuidar, elas aparecem, gente!", alerta Ticiane.

Depois da aplicação do laser, a apresentadora mais uma vez chamou a atenção de seus seguidores no Instagram, com quem compartilhou todo o processo, e ficou surpresa como a aplicação é rápida, indolor e promove um resultado imediato. "Essa tecnologia é demais! Fiquei com a pele lisinha. Não dói, é superbacana, rápido demais. Não estou sentindo dor, não estou com marcas roxas, e com as pernas lindas. Adorei e indico", pontuou a apresentadora, após seu procedimento e já de volta ao trabalho, prestes a entrar em cena para apresentar o Hoje em Dia, na Record TV.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!