Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Professora, advogada especialista em Direito do Consumidor, poeta e cronista
Foto por: Merli Diniz
Professora, advogada especialista em Direito do Consumidor, poeta e cronista

Quase tudo sobre meu pai

Por: Merli Diniz
14/08/2022 às 10:01
Artigos

Meu pai nasceu no ano de mil novecentos e onze e morreu aos noventa anos. Atravessou dois séculos.


Meu pai nasceu no ano de mil novecentos e onze e morreu aos noventa anos. Atravessou dois séculos. Presenciou profundas mudanças no mundo, enquanto durou seu passeio pela terra. E não foram poucas: Guerras, revoluções, ditaduras. Os costumes, a moral, a tecnologia, a religião e os valores estabelecidos no pós-guerra, viraram o mundo de cabeça para baixo. Diante de tudo isso, papai poderia ter sido um homem em distonia com o seu tempo. Pelo contrário. Conseguiu acompanhar significativamente todas as transformações e na época em que perdeu o mando sobre os filhos, quando estes atingiram a idade adulta, não se encolheu nem se recolheu ao conformismo. Lutou para retomar tal condição e manter o controle familiar em suas mãos. Não desistiu até o final de seus dias, brigando com os netos para conservar sua autoridade, como estrela maior da constelação familiar.

Leitor assíduo ensinou-nos desde cedo os valores da leitura e da educação, tanto que voltou a estudar depois de adulto, diplomando-se em Contabilidade.

Cuidou sempre da sua saúde e do nosso bem-estar. Dizia-nos continuamente que em casa que entra o sol, não entra o médico e que o que se gasta com comida não se gasta com remédios. Incorporamos essas informações e delas ainda fazemos uso, pois apesar do passar do tempo, continuam sendo verdadeiras.

Papai tinha o bizarro hábito de misturar ao vinho, plantas medicinais. Para tratar eventuais problemas de saúde dele, da família e de aventureiros que se mostrassem receptivos a experimentarem suas poções. E ai da gente se não aceitasse suas indicações terapêuticas. Era um Deus nos acuda.

Tenho muita saudade dele. Por isso recorro à escrita no intento de amenizá-la.

Artimanhas do coração

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!