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O diretor do Procon, Jean Dornelas
Foto por: Reprodução
O diretor do Procon, Jean Dornelas

Procon dá dicas para evitar problemas com compras do Dia dos Pais

Por: Redação
12/08/2022 às 15:17
Cidades

Consumidores devem pedir nota fiscal e conferir política de trocas


O dia dos Pais é uma data muito importante para o comércio e é possível encontrar muitas promoções, mas o consumidor deve ficar atento na hora de ir às compras, para isso, o Procon de Rio Preto dá algumas dicas para evitar problemas.

 

Um dos pontos mais importantes a serem observados nas compras em lojas físicas é a política de trocas da loja. "Sabe aquela troca por tamanho, cor e modelo, que a gente tá acostumado? Ela não é obrigatória pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, afirma o diretor do Procon, Jean Dornelas. 

 

Mesmo sem a obrigatoriedade, muitos comerciantes realizam esse tipo de troca como cortesia. Por isso, é importante que o consumidor se resguarde. "No ato da compra, observe se as condições e prazos para troca estão visíveis e fotografe esse aviso. Caso não esteja, peça para que o funcionário da loja anote as condições no verso da nota fiscal”, completa.

 

Solicitar a nota fiscal, inclusive, é essencial para garantir seus direitos, "Em caso de defeito de fabricação, o prazo para troca é de 30 dias para bens não duráveis, como itens de vestuário, e de 90 dias para bens duráveis, como eletroeletrônicos. Essa está especificada no CDC e deve ser feita”, diz Dornelas.

 

Para produtos eletrônicos, o diretor do Procon dá mais uma dica: "Peça para testar o equipamento, confira se está funcionando tudo certinho, pois, dentro desse prazo de 90 dias, a loja tem o direito de tentar o conserto primeiro, e aí o consumidor precisa esperar.”

 

Compras pela Internet

As compras feitas por meios como internet ou telefone, têm regras específicas. A principal delas é que o consumidor tem sete dias corridos para solicitar o cancelamento do negócio e o reembolso, a partir da data de entrega, mesmo que o produto não apresente defeitos. "Mas a compra precisa ser feita em locais confiáveis, que tenham indicação de ‘internet segura’ ou ‘site seguro’. Também é bom verificar se a página informa dados como CNPJ, telefone e endereço”, afirma Dornelas.

 

O consumidor também tem direitos no caso de atraso na entrega. "O consumidor poderá solicitar a entrega forçada da mercadoria ou aceitar outro produto equivalente, ou ainda, pedir cancelamento com a devolução da quantia eventualmente paga”, complementa.

 

 







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