Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fuego Rojo o mais novo espetáculo faz sua estreia no Brasil no FIT Rio Preto 2022
Foto por: Divulgação
Fuego Rojo o mais novo espetáculo faz sua estreia no Brasil no FIT Rio Preto 2022

Fit Rio Preto apresenta grandes espetáculos de rua

Por: Redação
27/07/2022 às 09:25
Cultura e Diversão

Sinapse Darwin se apresenta pela primeira vez fora do seu estado nesta quarta, 27; chileno Fuego Rojo faz estreia no Brasil na quinta, 28


O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto- 2022) apresenta dois grandes espetáculos de rua, ambos gratuitos, nesta quarta, 27/7 e quinta, 28/7, no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa.

O primeiro a se apresentar será o potiguar Sinapse Darwin, que pela primeira vez após a sua estreia recente, em novembro passado, sai de seu estado para outra região do país. O espetáculo da Casa de Zoé (RN), será encenado em sessão única, em estrutura montada na lateral do Anfiteatro da Represa, às 21h, amanhã, quarta, 27/7. Haverá 500 cadeiras disponíveis, mas o público também pode levar seus próprios assentos para se acomodar.

Sinapse Darwin

A história remonta contextos e instantes da vida do pesquisador Charles Darwin. Porém, ao se dar no plano da memória, a narrativa adquire as singulares distorções da imaginação. Inicia-se pelo desenho do contexto social à sua época e tem sequência com fatos icônicos da vida (como nascimento, formação e passagem da idade adulta) até o instante que embarca no HMS Beagle, com destino à América do Sul. Nesse caminho somos despertados por diferentes geografias, pelo respeito e admiração às diversidades étnicas e perspicácia em estabelecer um discurso científico que explica a evolução da vida na terra.

A estrutura da encenação remete à caixa craniana de Darwin. Nela, uma guitarra é posicionada no epicentro cerebral do cientista, sendo a motivação "elétrica” (física e simbólica) de suas sinapses. Enquanto isso, seu coração de bateria estabelece o pulso e o ritmo que pontuam toda a encenação. São recursos musicais que se somam à pujança vocal do elenco e a diversos outros instrumentos musicais.

Com roteiro dramatúrgico e direção de César Ferrario, Sinapse Darwin tem no elenco Titina Medeiros, Nara Kelly, Múcia Teixeira, Caio Padilha, Dudu Galvão, Igor Fortunato, Toni Gregório e Yves Fernandes. Direção de Arte de João Marcelino e direção Musical de Caio Padilha

Fuego Rojo

Direto do Chile, Fuego Rojo, o mais novo espetáculo do Colectivo La Patogallina, faz sua estreia no Brasil no FIT Rio Preto 2022, em duas apresentações. Na quinta-feira, 28/7, a primeira sessão será no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa, às 19h; e no sábado, dia 30/7, também às 19h, na Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio).

Inspirado na trilogia ‘Memórias do Fogo”, o espetáculo mistura história e política na montagem de um dos grupos que são referência de teatro de rua no Chile. Com quase três décadas de trajetória, marcada por produções que abarcam inúmeras linguagens artísticas, o coletivo chileno faz, no FIT Rio Preto, a apresentação de "Fuego Rojo”, que tem como inspiração a trilogia "Memórias do Fogo”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015).

Considerada uma das obras-primas da literatura latino-americana, "Memórias do Fogo” se constitui em um painel poético, histórico, épico e fantástico da América Latina pré-colombiana até os dias de hoje. Em sua adaptação para o palco, o Colectivo La Patogallina recorre ao teatro físico, à manipulação de objetos, ao circo contemporâneo e à música para a construção de passagens oníricas que reforçam a poesia da obra literária.

No espetáculo, um funeral se transforma em festa pagã, um caixão se torna um portal por onde sopram as vozes de Atahualpa e Jemanya, os ritos do Yawar e das almas são desenhados em uma ópera rústica que se apresenta como uma miragem diante do público.     O espetáculo é fruto de uma profunda pesquisa em torno da cosmovisão de diferentes povos latino-americanos.

Com ideia original e dramaturgia de Martin Erazo e Leandro Mendoza; direção de Martin Erazo; assistência de direção de  Francisca Arce, tem no elenco: Francisca Arce, Ursula Campos, Francisca Artaza, Valentina Weingart, Alex Carreño, Matias Burgos e Juan Ferino, além de criação e interpretação musical: Alejandra Muñoz.

O primeiro a se apresentar será o potiguar Sinapse Darwin,
Foto por: Divulgação
O primeiro a se apresentar será o potiguar Sinapse Darwin,






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!