Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



 Juíza de Direito Aposentada, Presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher de São José do Rio Preto, membra do Coletivo Mulheres na Política - DLNews, NUPE e Mulheres na Política no mês de Julho das Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas
Foto por: Maria Aparecida Cury
Juíza de Direito Aposentada, Presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher de São José do Rio Preto, membra do Coletivo Mulheres na Política - DLNews, NUPE e Mulheres na Política no mês de Julho das Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas

Chiquinha Gonzaga – Um mulher a frente do seu tempo

Por: Maria Aparecida Cury
25/07/2022 às 11:50
Artigos

No mundo e no Brasil, as sociedades estruturadas em pilares fincados no patriarcado, machismo, racismo e conservadorismo, que sempre impuseram às mulheres espaços privados e de silêncio, centenas de mulheres que se destacaram em inúmeras áreas como ciência, arte, política, economia, astronomia, música, foram apagadas da história, simplesmente pelo fato de serem mulheres, e somente nos últimos tempos suas histórias estão sendo reveladas e reescritas


É realmente curioso como num mundo onde a população é composta no mínimo por aproximadamente metade de mulheres, figuras desse gênero não recebam seu devido reconhecimento, mesmo que muitos de seus feitos influenciaram e ainda influenciam a sociedade em que vivemos hoje. 

 

Na história brasileira podemos destacar dentre outras, Maria Quitéria, Maria Felipa de Oliveira, Dandara dos Palmares, Leolinda Daltro, Nísia Floresta, Catarina Paraguaçu, Enedina Alves Marques e ainda, de forma especial, Chiquinha Gonzaga, pianista, maestrina e compositora. 

 

Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847. Seu pai era militar e a mãe era filha de uma escrava. Foi educada para os trabalhos do lar e para ser dama da sociedade, mas aprendeu a tocar piano sozinha.

Por imposição do pai, casou-se aos 16 anos com Jacinto Ribeiro do Amaral, um empresário que a maltratava. O casamento durou dois anos e, aos 18, Chiquinha Gonzaga foi viver com o engenheiro João Batista de Carvalho.

A vida amorosa da pianista foi marcada por escândalos para a época, porque se divorciou também do segundo marido. Sem apoio da família, Chiquinha voltou-se cada vez mais para a música, após perder a guarda dos filhos.

A partir de 1877, passou a fazer da música uma profissão, condição ainda inédita para a figura feminina no Brasil. 

A parceria com o pianista português Artur Napoleão dos Santos lhe rendeu a primeira regência no teatro, em janeiro de 1885, quando apresentou a opereta "A Corte na Roça". Nessa fase a imprensa local ainda desconhecia o equivalente feminino da palavra maestro. 

Sempre desafiadora dos padrões da época, declarou-se abolicionista, e um de seus músicos, José Flauta, era um escravo alforriado, cuja liberdade foi comprada por ela, que chegou a vender partituras para arrecadar recursos que foram destinados à "Confederação Libertadora". 

A consagração com a música chegou na virada do século, com a marchinha "Ó Abre Alas", que é mantida no repertório carnavalesco até os dias atuais.

Aos 52 anos, mais um romance entrou para a coleção de escândalos da sua vida. O português João Batista Fernandes Lage, muito mais jovem do que ela, ainda adotou o sobrenome dela, passando a assinar João Batista Gonzaga.

Foi o companheiro que dividiu com ela a organização da "Sociedade Brasileira de Autores Teatrais", criada para proteger os direitos autorais da artista.

Chiquinha Gonzaga morreu no Rio de Janeiro, aos 87 anos, em 28 de fevereiro de 1935. 

A importância de Chiquinha Gonzaga para a música nacional somente foi reconhecida por lei em 2012, quando na data do nascimento da artista, 17 de outubro, passou a ser comemorado o "Dia da Música Popular Brasileira".







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!