Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O texto aparece em forma de música e também como poesia ou poema musicado
Foto por: Divulgação
O texto aparece em forma de música e também como poesia ou poema musicado

Premiado musical ’jacksons do pandeiro’ abre FIT Rio Preto 2022

Por: Redação
20/07/2022 às 11:05
Cultura e Diversão

Músico paraibano autor de sucessos como Sebastiana, O Canto da Ema e Chiclete com Banana é homenageado no espetáculo da companhia carioca Barca dos Corações Partidos, que traz clima de poesia, brincadeira e alegria para a cena


Companhia carioca dedicada ao teatro musical brasileiro, a Barca dos Corações Partidos abre a edição 2022 do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) com o premiado espetáculo Jacksons do Pandeiro, que traz ao palco a atmosfera de poesia, brincadeira e alegria que marcou a trajetória do artista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982), conhecido como o "Rei do Ritmo”. A apresentação é gratuita e será no dia 21 de julho, quinta-feira, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa-Lago I), sem necessidade de retirada de ingresso.

Vencedora do prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro) e indicada como melhor espetáculo virtual pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), a obra aborda episódios e músicas do cantor, compositor e multi-instrumentista homenageado que se relacionam com a vida dos atores em cena. A direção é de Duda Maia, texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios e direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.

Jackson deixou um legado de mais de 400 canções recheadas de gêneros genuinamente brasileiros como samba, forró, coco, baião e frevo. Sucessos como Sebastiana, O Canto da Ema, Chiclete com Banana, Cantiga do Sapo se fazem presentes na trilha sonora, bem como composições menos conhecidas que revelam mais da alma brasileira e sincopada do artista.

A ação é compartilhada entre os brincantes que contam pedaços de suas próprias histórias, trazendo muitos pontos em comum com a do artista homenageado. "Falando de Jackson, falamos desses nordestinos anônimos. Falando deles, falamos do cantor e compositor que levou a vida deles para as rádios e as TVs, em forma de cocos e baiões”, analisa Tavares, também paraibano.

 

O texto aparece em forma de música e também como poesia ou poema musicado. "Cada vez que aparece, o texto propõe uma nova brincadeira rítmica – mesmo não tendo uma métrica de poesia – por meio de um jogo de palavras ou outro mecanismo. A nossa ideia é fazer isso para dialogar com as músicas do Jackson, que tinham poesia, brincadeira e alegria”, continua o autor da peça.

 

O elenco conta com Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros, integrantes da Barca, que dividem a cena com três artistas convidados: Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza.

 

É a segunda vez que a trupe faz a abertura do FIT Rio Preto. Com Suassuna – O Auto do Reino do Sol (2017), dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos, reconhecido pelo trabalho em Vau da Sarapalha, do grupo paraibano Piollin, a Barca abriu a edição 2017.

 

Sobre a companhia

A mistura bem sucedida do teatro com a música nas criações da companhia começou a partir de Gonzagão – A Lenda (2012), e Ópera do Malandro (2014), dirigidos por João Falcão. Em 2016, Duda Maia conduziu Auê, espetáculo que misturou linguagens como teatro, show, circo e recital. Em 2019, seus multiartistas passaram nove meses estudando o clássico Macunaíma, de Mário de Andrade, ao lado da diretora Bia Lessa, resultando no espetáculo Macunaíma – Uma Rapsódia Musical.

 

Sobre Jackson do Pandeiro

Natural de Alagoa Grande (PB), José Gomes Filho (1919-1982) iniciou a trajetória artística ao acompanhar a mãe em rodas de coco, nos arredores de um engenho. Alfabetizado aos 35 anos, migrou para o Rio de Janeiro e estreou em disco (1953) com um compacto que trazia dois sucessos da sua carreira: Sebastiana e Forró em Limoeiro. Nos anos que seguiram, participou de filmes, festivais e apresentou composições – a maioria com um toque característico de humor – que entraram para a história da música popular brasileira. Deixou como legado mais de 140 discos.

 

O festival

Um dos mais importantes espaços de difusão e reflexão das artes cênicas no País, o FIT Rio Preto retorna à cena cultural de 21 a 30 de julho. A programação contará com 31 espetáculos, sendo 15 com entrada gratuita, de gêneros e estéticas diversas, que irão ocupar 20 locais da cidade, entre palcos, ruas e espaços alternativos, totalizando 65 apresentações em 10 dias. São obras de 10 estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amazonas e Rio Grande do Sul – e do Chile, Colômbia e Espanha, além de uma coprodução Brasil e Itália, e uma leitura dramática de um texto holandês.

 

O evento oferecerá 17 ações formativas e reflexivas gratuitas e um ponto de encontro, o Graneleiro, com 34 intervenções artísticas, shows e performances, com entrada franca.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, o FIT Rio Preto chega, em 2022, aos 53 anos de história e 20 anos de edição internacional, retornando à ativa após uma lacuna de dois anos sem edições por conta da pandemia da covid-19. O festival volta à cena com o propósito de marcar a retomada dos grandes eventos culturais, demonstrando a importância da arte e cultura especialmente em tempos difíceis, como de uma crise sanitária e humanitária

Jackson deixou um legado de mais de 400 canções recheadas de gêneros genuinamente brasileiros
Foto por: Divulgação
Jackson deixou um legado de mais de 400 canções recheadas de gêneros genuinamente brasileiros






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!