Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Rio Preto também foi contemplada e terá representantes no Revelando SP. As tradições culturais dos municípios serão celebradas em uma nova edição no festival, com participação de 280 artesãos, culinaristas e manifestações populares paulistas.
Foto por: flickr
Rio Preto também foi contemplada e terá representantes no Revelando SP. As tradições culturais dos municípios serão celebradas em uma nova edição no festival, com participação de 280 artesãos, culinaristas e manifestações populares paulistas.

Rio Preto é contemplada em cinco editais de projetos culturais do Governo do Estado

Por: Redação
14/07/2022 às 15:04
Cultura e Diversão

Município foi selecionado no Revelando SP, Tradição SP, Circuito SP e +Orgulho, do programa Juntos pela Cultura


Além de vencer o Edital Retomada SP 2022, o município de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, de artistas e coletivos da cidade, conquistou outros quatro prêmios estaduais pelo Programa Juntos Pela Cultura, das Secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional. São eles: Revelando SP, Circuito SP, Tradição SP e +Orgulho SP.

Retomada SP

O Retomada SP foi vencedor com o projeto do FIT Rio Preto 2022 – Festival Internacional de Teatro. O festival recebeu R$ 250 mil para compor seu orçamento. A verba foi direcionada para a programação do Graneleiro, o espaço de encontro do Festival que reunirá 34 atrações durante os dias do festival, de 21 a 30 de julho. Das 34 atrações do Graneleiro, no FIT, 23 são de artistas rio-pretenses.

Revelando SP

Rio Preto também foi contemplada e terá representantes no Revelando SP. As tradições culturais dos municípios serão celebradas em uma nova edição no festival, com participação de 280 artesãos, culinaristas e manifestações populares paulistas. Será de 20 a 24 de julho no Parque da Água Branca, em São Paulo. De Rio Preto participam os grupos Catira Primos Oliveira, com oito integrantes, e a Companhia Folia de Reis Estrela Guia, com 30 integrantes.

Circuito SP

No Circuito SP, 120 municípios foram selecionados para execução de 480 apresentações artísticas em seus equipamentos e espaços culturais. Rio Preto receberá atividades de teatro, dança e música.

 Todas as atividades do Circuito 2022 serão realizadas no Teatro Municipal Nelson Castro nos dias 1, 8, 22 e 29 de outubro. O cronograma com confirmação das datas, horários e apresentações será divulgado em breve.

 

Tradição SP

 O município, por meio da Secretaria de Cultura, também foi contemplado este ano com o edital Tradição SP que consiste no apoio a ações culturais relacionadas a festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos que valorizem a cultural local, as identidades regionais e/ou a história dos municípios do Estado de São Paulo. Foram contemplados 100 municípios com a realização de um evento por cidade. Rio Preto foi premiado com o projeto do evento Xirê das Águas, na categoria Manifestações Culturais populares e/ou tradicionais. O evento será realizado em novembro, no Parque da Represa, e a programação será divulgada em breve.

 +Orgulho SP

 O quinto edital que teve projetos de Rio Preto selecionados foi o de chamada para organizações e coletivos +Orgulho SP. Trata-se de um programa que apoia ações afirmativas de visibilidade para a população LGBTQIA+ no Estado de São Paulo e contribuem para a promoção de uma cultura de respeito pela diversidade.

 Foram selecionados 30 projetos de programação cultural de visibilidade e valorização da cultura LGBTQIA+, a ser realizados por organizações ou coletivos sediados em municípios do Estado de São Paulo, a partir de junho de 2022. De Rio Preto foi selecionado o projeto Parada LGBTQIA+ 2022.

 

Sobre o programa

 O programa Juntos pela Cultura visa estreitar a parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras na área cultural, fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo. A gestão e produção do programa são da Amigos da Arte. Foram 16 chamadas públicas, sendo nove para Prefeituras, seis para artistas e uma para organizações da sociedade civil e coletivos culturais. Há quatro linhas inéditas e o retorno do apoio a atividades em formato presencial.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!