Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, em 2022 o FIT Rio Preto acontece de 21 a 30 de julho
Foto por: Divulgação
Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, em 2022 o FIT Rio Preto acontece de 21 a 30 de julho

Fit Rio Preto traz 15 espetáculos com entrada gratuita

Por: Redação
12/07/2022 às 15:04
Cultura e Diversão

Público poderá acompanhar 34 apresentações espalhadas por diversos pontos da cidade como teatros, praças e parques


O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) traz em sua programação 15 espetáculos com entrada gratuita, de diferentes gêneros, estéticas e formatos, entre nacionais e internacionais. Ao todo, o público poderá ver 34 apresentações com acesso grátis espalhadas por diversos pontos da cidade como teatros, praças e parques.

Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, em 2022 o FIT Rio Preto acontece de 21 a 30 de julho, chegando aos 53 anos de história e sua 20ª  edição internacional após lacuna de dois anos sem edições por conta da pandemia da covid-19.

 

Abertura e encerramento

A atração de abertura, dia 21 de julho, quinta-feira, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa-Lago I), é uma das que o público poderá assistir gratuitamente e sem necessidade de retirar ingresso. Trata-se do espetáculo Jacksons do Pandeiro, da companhia Barca dos Corações Partidos (Rio de Janeiro), musical que presta homenagem ao cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982).

Outro grande espetáculo, a ópera Pagliacci (Palhaço), nova montagem da obra de Ruggero Leoncavallo (1858-1919), da Cia. de Ópera de São Paulo, também é gratuita. Em sessão única, será apresentada em 30 de julho, sábado, às 21h, no Teatro Municipal Paulo Moura, no encerramento do festival.

 

Internacional

Fazendo sua estreia no Brasil dentro da programação do FIT Rio Preto, a peça internacional Fuego Rojo, do Colectivo La Patogallina (Chile), estará entre os trabalhos que ganharão as ruas da cidade, com acesso gratuito e sem necessidade de retirar ingresso. A obra é inspirada na trilogia Memórias do Fogo, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015), que se constitui em um painel poético, histórico, épico e fantástico da América Latina pré-colombiana até os dias de hoje. Sessões dias 28 de julho, às 19h, no Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa, e 30 de julho, às 19h, na ECO Santo Antônio.

 

Mais teatro na rua

Além de Jacksons do Pandeiro e Fuego Rojo, mais quatro montagens nacionais e duas de Rio Preto são de rua. É o caso de Sinapse Darwin, do grupo Casa de Zoé, de Natal (RN), encenado em uma estrutura autônoma de luz, som e palco para falar da trajetória de Charles Robert Darwin (1809-1882). A peça terá sessão única, dia 27 de julho, quarta, 21h, na Represa Municipal, em frente ao Complexo Swift de Educação e Cultura.

Já o premiado Elagalinha, da Cia Bendita (São Paulo), fábula moderna que busca discutir o conceito da educação, usando do humor e da filosofia, fará três sessões: dias 25, segunda, 16h30, no Jardim Suspenso do Terminal Urbano; 26, terça, 19h, na Praça Matriz São Sebastião, no Distrito de Talhado; e 27, quarta, 19h, no CEU das Artes Aristides dos Santos.

Coletivo teatral rio-pretense com 15 anos de história, a Cênica participa com a peça de rua Virado à Paulista, musical em formato de cortejo que fala das origens do samba em São Paulo. Também com três apresentações: dias 28, quinta, 16h30, em frente ao AME, na Represa Municipal; 29, sexta, às 19h, na praça do Centro de Iniciação Esportiva Deva Pascovicci (CIE), dos bairros Lealdade e Amizade; e 30, sábado, às 11h, na Praça Rui Barbosa.

 

Instalação

Já a gaúcha Cia. In.co.mo.de.-te trará para o FIT Rio Preto outro trabalho que poderá ser conferido de forma gratuita, Edifício Cristal, uma instalação que reproduz a vida e suas emoções durante o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. O grupo criou uma cristaleira cenográfica que abriga diversas histórias curtas, encenadas em pequenos apartamentos. O trabalho ocupará durante todo o período do evento o saguão da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa, sem necessidade de retirar ingresso. A participação é de um espectador por vez.

 

Para todas as idades

Todas com entrada franca, as peças infantis e infantojuvenis, com classificação livre e para toda a família acompanhar, serão levadas para o palco do Teatro do Sesi em duas sessões cada, sempre 15h e 19h. Entre as obras, estão as peças Dom Quixote, premiada adaptação da Cia. Um de Teatro, de São Paulo, do clássico do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), e Piquenique, coprodução das companhias fluminenses Teatro Independente e Pequeno Teatro.

Na primeira, o personagem atemporal que dá título à obra é o interno de um hospício (interpretado por Hércules Morais), um homem apaixonado por livros que decide se tornar um cavaleiro andante para ajudar as pessoas a vencerem as opressões do mundo, ao lado, claro, de seu fiel escudeiro, o enfermeiro Sancho Pança. Piquenique, por sua vez, acompanha de forma poética e divertida a trajetória da protagonista Greta, interpretada pela atriz Carolina Pismel, uma jovem que se opõe à opressão de um tirano dono de uma fábrica de canhões, atuado por Paulo Verlings, que amedronta toda a cidade.

 

Distribuição de ingressos

Para a ópera Pagliacci, no Teatro Municipal Paulo Moura, bem como para as peças no Teatro do Sesi, uma parte dos ingressos será disponibilizada online no dia anterior à apresentação, a partir das 11h, no site fitriopreto.com.br. É necessário ter cadastro no Portal do Sesc. Já os ingressos presenciais serão distribuídos no local, com uma hora de antecedência.

 

O festival

Ao longo de seus 10 dias de programação, o FIT Rio Preto contemplará um total de 31 espetáculos, sendo cinco internacionais, que irão ocupar 20 locais com 65 sessões. O evento oferecerá ainda 17 ações formativas e reflexivas, e 34 intervenções artísticas, shows e performances no Graneleiro.

 

 

FIT RIO PRETO 2022 – ESPETÁCULOS COM ENTRADA GRATUITA SEM RETIRADA DE INGRESSOS

 

Jacksons do Pandeiro | Barca dos Corações Partidos (RJ) – abertura

Dia: 21/7, 20h, Anfiteatro Nelson Castro – Parque da Represa

 

Edifício Cristal | Cia. In.co.mo.de-Te (Porto Alegre/RS)

Dias: 22, 25, 26, 27, 28, 29/7, 9h às 12h e 14h às 17h | Dias: 23, 24 e 30/7, 9h às 12h | Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa

 

[Histórias Encaixotadas] Teatro Lambe-Lambe | Varanda Teatro (São José do Rio Preto/SP)

Dia: 22/7, 11h, Shopping HB | Dia: 23/7, 15h, Parque Ecológico Dr. Joaquim de Paula Ribeiro | Dia: 24/7, 11h, Zoológico Municipal

 

Azar do Valdemar | Cia. dos Inventivos (SP)

Dia: 23/7, 20h, Praça Santa Apolônia, no distrito de Engenheiro Schmitt | Dia: 24/7, 21h, Praça Frei Duarte (Estoril) | Dia: 25/7, 19h, Praça Dom José Marcondes (Centro)

 

Salto no Vazio – Si-pó | CorpoContemporaneo21 (Manaus/AM)

Dia 25/7, 15h, Praça Rui Barbosa (Centro)

 

Elagalinha | Cia Bendita (SP)

Dia: 25/7, 16h30, Jardim Suspenso – Terminal Urbano | Dia: 26/7, 19h, Praça Matriz São Sebastião - Distrito de Talhado | Dia: 27/07, 19h, CEU das Artes Aristides dos Santos

 

Sinapse Darwin | Casa de Zoé (Natal/RN)

Dia: 27/7, 21h, na Represa Municipal (em frente ao Complexo Swift de Educação e Cultura)

 

Virado à Paulista | Cênica (São José do Rio Preto/SP)

Dia: 28/7, 16h30, Parque da Represa (em frente ao AME) | Dia: 29/7, 19h, Praça dos bairros Lealdade e Amizade (CIE) | Dia: 30/7, 11h, Praça Rui Barbosa

 

Fuego Rojo | Colectivo La Patogallina (Chile)

Dia: 28/7, 19h, Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa) | Dia 30/7, 19h, Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg (ECO Santo Antônio)

 

 

FIT RIO PRETO 2022 – ESPETÁCULOS COM ENTRADA GRATUITA COM RETIRADA DE INGRESSOS

 

Piquenique | Cia Teatro Independente e Cia Pequeno teatro (RJ)

Dia: 22/7, 15h e 19h, Teatro do Sesi

 

Dom Quixote | Cia. Um de Teatro (SP)

Dia: 24/7, 15h e 19h, Teatro do Sesi

 

Salto no Vazio – Si-pó | CorpoContemporaneo21 (Manaus/AM)

Dia 24/7, a partir das 22h30, Graneleiro da Swift (retirada de ingresso, diária no local, a partir das 15h)

 

Ombela – A origem das chuvas | Sopro Escritório de Cultura (RJ)

Dia: 26/7, 15h e 19h, Teatro do Sesi

 

Vermelhinhos | Companhia Hecatombe (São José do Rio Preto/SP)

Dia: 28/7, 15h e 19h, Teatro do Sesi

 

Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus | O Bonde (SP)

Dia: 30/7, 15h e 19h, Teatro do Sesi

 

Pagliacci | Cia. Opéra São Paulo (SP)

Dia: 30/7, 21h, Teatro Municipal Paulo Moura







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!