Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Instituto Butantan, em São Paulo
Foto por: Divulgação/ Instituto Butantan
Instituto Butantan, em São Paulo

Famerp inicia nova fase da vacina antidengue na Vila Toninho

Por: Da Redação
25/11/2019 às 16:23
Saúde

A Prefeitura de Rio Preto, em conjunto com a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e o Instituto Butantã, começam a testar a partir desta terça-feira (26) uma nova fase do teste da vacina contra a dengue. Para isso, um Centro de Pesquisas Clínicas foi montado na UBSF Vila Toninho. Outros estudos da instituição também serão contemplados, além do atendimento médico.


O espaço de 70 m² foi construído com contêineres e conta com dois consultórios, sala de coleta, sala de reuniões, escritório administrativo e banheiro. As paredes externas serão grafitadas por uma artista da própria Vila Toninho e a arte vai contar com elementos sobre os estudos, focando principalmente o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

 "A estrutura vai possibilitar a melhora do trabalho e não só nos testes da vacina contra dengue, mas também para estudos, em parceria com o município, de outras arboviroses que podem causar epidemias”, afirmou Maurício Lacerda Nogueira, chefe do laboratório de virologia da Famerp.

O investimento no Centro de Pesquisa, viabilizado pelo Instituto Butantã e Fapesp, foi de R$ 100 mil para realização de testes da vacina contra dengue. Rio Preto, por meio da Famerp, é um dos 16 centros médicos que está testando a imunização contra essa doença transmitida pelo Aedes.

A imunização foi realizada no ano passado e os voluntários serão acompanhados, através de consultas e exames, pelos próximos anos para verificação da eficácia e segurança da vacina.

Além de cerca de 30 atendimentos mensais pelos profissionais relacionados à pesquisa, também está previsto no espaço atendimento de pacientes do SUS por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.


Futuros estudos já estão previstos para breve, entre eles, a testagem da vacina de gripe tetravalente.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!