Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Instrutor de Trânsito e Treinamento/Perito - Pós-Graduado em Gestão de Trânsito - Membro da ABNT - Conselheiro Inst. Zero Mortes para Segurança em Transportes
Foto por: Marcos Sigrist
Instrutor de Trânsito e Treinamento/Perito - Pós-Graduado em Gestão de Trânsito - Membro da ABNT - Conselheiro Inst. Zero Mortes para Segurança em Transportes

Blitz

Por: Marcos Sigrist
14/06/2022 às 15:56
Artigos

Blitz é um termo alemão já incorporado à nossa língua


É uma batida policial com atuação na área penal para fiscalizar e combater alguns tipos de crimes, e no trânsito tem também o intuito de fiscalizar a documentação do veículo, do motorista e também o de educar e conscientizar os motoristas e passageiros a respeito da segurança e preservação da vida.

É muito comum, infelizmente, o aviso que muitos motoristas dão aos que trafegam na sua direção contrária, principalmente em rodovias de pista simples, que tem uma fiscalização logo à frente. Isso é uma contravenção prevista no artigo 251, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que "é proibido utilizar as luzes do veículo, baixa e alta de forma intermitente, pois isso caracteriza aviso de uma blitz, exceto a curtos intervalos para advertir o outro condutor que vai ultrapassá-lo, em situações de emergência ou imobilizações.” É uma infração de natureza média com penalidade de multa e 4 pontos na CNH.

Outra penalidade é para quem "fura” uma blitz, está sujeito a algumas multas diferentes, a maioria gravíssima, além de ter o veículo removido, os documentos recolhidos e a suspensão do direito de dirigir. Duas multas são aplicadas de forma incontornável a quem tenta furar uma blitz: 1º Por desobedecer as ordens do agente de trânsito e 2º por transpor, sem autorização, bloqueio viário ou policial.

Outro fato corriqueiro da nossa sociedade é o aviso de blitz através do WhatsApp. Quem espalha avisos informando sobre local de realização delas, infringe também o Código Penal Brasileiro.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!