Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Teve início na manhã desta terça-feira (24) a tão aguardada 11ª Aquishow Brasil
Foto por: Secom/RP
Teve início na manhã desta terça-feira (24) a tão aguardada 11ª Aquishow Brasil

Aquishow Brasil começa com prestígio de representantes das esferas municipais, estaduais e federais

Por: Redação
25/05/2022 às 14:33
Cidades

Evento vai até sexta-feira (27) e espera movimentar R$ 80 milhões em negócios imediatos


Teve início na manhã desta terça-feira (24) a tão aguardada 11ª Aquishow Brasil, a maior feira de negócios e conhecimentos da aquicultura nacional. 


Realizada no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do IP-APTA (Instituto de Pesca), em Rio Preto, a Aquishow é uma realização da PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União) com a Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria de Agricultura; e ainda do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.


Dezenas de autoridades municipais, estaduais e federais participaram da cerimônia oficial de abertura.


A transferência de sede da feira entre os municípios se deu por conta de sua expansão e, consequentemente, pela necessidade de maior infraestrutura para receber os visitantes vindos de diversas regiões do País e do mundo.


Estima-se que 5 mil pessoas passem pelo Instituto de Pesca ao longo do evento, contingente que também movimenta o setor hoteleiro, de restaurantes e bares, transportes, entre outros. Diretamente, estão sendo gerados 350 postos de trabalho.


Em sua fala, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado Francisco Matturro destacou o investimento no fomento à piscicultura. "O governo estadual destinou R$ 102 milhões à área de pesquisa, incluindo as realizadas no Instituto de Pesca em Rio Preto, pois é uma aposta certeira no futuro”, destacou.


Durante o evento foram realizadas as assinaturas de portarias para criação do Laboratório de Melhoramento Genético e do Centro de Pecuária Sustentável; sobre o estabelecimento de atribuições nas Unidades Básicas de Ciência e Tecnologia do Instituto de Pesca; e a autorização de início de obras de reforma e expansão estrutural dele.


Ainda na cerimônia de abertura, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo Marina Bragante concedeu à Aquishow um APL – Arranjo Produtivo Local. "Estamos reconhecendo assim a importância e a potência da piscicultura para o Estado, fomentando a cooperação em toda a sua cadeia de produção”, destacou.


Também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura Pedro Pezzuto; o diretor de agronegócios da Acirp André Luis Seixas; a diretora do Instituto de Pesca Cristiane Neiva; a gerente regional do Sebrae, Iroá Arantes; o deputado estadual Itamar Borges; a presidente-executiva da PeixeSP e organizadora da Aquishow Marilsa Fernandes e o secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA Jairo Gund.


O evento tem o apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).



A Aquishow Brasil


Ao todo, serão quatro dias de evento. Até quinta-feira, dia 26/5, o público poderá conferir uma extensa programação de palestras, minicursos, encontro acadêmico, premiações, competições, workshop e painel.


No mesmo período, os visitantes poderão conferir 111 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom de mais de um hectare com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.


O formato inédito de unidade demonstrativa possibilitará aos visitantes conhecer e comparar máquinas e equipamentos usados no processo produtivo.


Na sexta-feira (27), haverá apenas visita guiada aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP). Os participantes receberão alimentação e transporte, com saída de Rio Preto às 7h e previsão de retorno às 15h30.

 Dezenas de autoridades municipais, estaduais e federais participaram da cerimônia oficial de abertura.
Foto por: Secom/RP
Dezenas de autoridades municipais, estaduais e federais participaram da cerimônia oficial de abertura.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!