Crescimento no total de reclamações motivou criação de novos procedimentos
O diretor
do Procon de Rio Preto Jean Dornelas apresentou nesta sexta-feira, 20, novas
ferramentas para resolução das reclamações recebidas de consumidores. O
encontro foi realizado no auditório do Parque Tecnológico e contou com a
presença do prefeito de Rio Preto Edinho Araújo.
Com o lema
‘orientar, educar e cobrar’, o evento do Procon detalhou as cinco fases
conciliatórias que culminarão, em caso de não haver acordo entre as partes, na
autuação das empresas que lesarem os direitos do consumidor.
Formaram a
mesa de honra e declararam apoio à iniciativa o promotor da Cidadania e Defesa
do Consumidor Carlos Romani; o delegado Lafaiete Sanches que coordena o Necrim
(Núcleo Especial Criminal); o presidente regional da OAB Henry Atique; o
vereador Renato Pupo que também é delegado; e o presidente da Câmara de Rio
Preto Pedro Roberto Gomes.
"Se
durante o processo ficar constatado que o consumidor está com a razão e que
teve algum direito desrespeitado, vamos proceder a responsabilização”, explicou
o diretor Jean Dornelas.
Acompanharam
o encontro representantes das lojas de veículos, dos postos de combustíveis,
supermercados e do comércio em geral.