Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A diversidade deve sempre fazer parte do dia a dia das empresas.
Foto por: Ilustração - Pixabay
A diversidade deve sempre fazer parte do dia a dia das empresas.

Diversidade que faz a diferença

Por: Redação
19/05/2022 às 14:42
Emprego

Com quadro de colaboradores cada vez mais plural, empresas reiteram o respeito atrelado à excelência


A diversidade deve sempre fazer parte do dia a dia das empresas. Principalmente empresas de grande porte que não poderiam trabalhar de outra forma senão com base no respeito e igualdade. E isso pode ser visto por exemplo numa empresa que conta com mais de 300 mil clientes 

 

Na Unimed Rio Preto, que conta com quase 1.100 colaboradores, estão pretos, pardos, brancos, indígenas, praticantes de mais de dez diferentes religiões, diversas orientações sexuais, pessoas com deficiência e até um estrangeiro. Todos convivendo de forma harmônica e com um objetivo maior: garantir a excelência dos serviços prestados.

 

E isso é resultado, em parte, de um amplo trabalho interno que envolve todas as áreas e níveis hierárquicos. Para isso, a cooperativa conta com algumas iniciativas, como o grupo de Diversidade e Inclusão, que é formado por colaboradores e tem como objetivo ampliar, cada vez mais, a diversidade dentro da cooperativa médica. 

 

Eles se reúnem periodicamente para discutir e propor ações relacionadas ao tema. Um exemplo de resultado prático é o trabalho de Diversidade Geracional proposto pelo grupo e que rendeu a contratação de colaboradores com mais de 50 anos para diferentes vagas na empresa.  

 

A Diversidade Geracional é trabalhada com objetivo de proporcionar troca de experiências e um ambiente realmente diverso. A diversidade de idades em um mesmo setor, acaba contribuindo muito para um ambiente de trabalho mais produtivo, por exemplo.

 

Segundo o gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Rio Preto, Felipe Marim, "isso está ligado diretamente à Cultura de Desempenho e Inovação, tendo como crenças e valores o respeito ao ser humano, a ética e a excelência. Por isso, trabalhamos com mapeamento de diversidade em todos os processos, inclusive no recrutamento e seleção”, explica.

 

A diversidade na Unimed Rio Preto engloba diferentes histórias, culturas, raças, orientações sexuais, idades, religiões, gêneros e pessoas com deficiência. Tudo para garantir um ambiente de acolhimento e que possua uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais. Além disso, para proporcionar maior conhecimento e tolerância sobre o assunto entre todos os colaboradores, são realizadas orientações e depoimentos por meio de campanhas de comunicação interna, plaestras e capacitações pela Universidade Corporativa Unimed Rio Preto - Unicorp.

 

A Unimed Rio Preto em parceria com o Instituto Unimed Rio Preto conta ainda com o projeto Emprego Apoiado. Três atletas de basquete cadeirantes foram contratados para trabalhar na Unimed e ainda continuar treinando no Clube Amigos dos Deficientes - CAD. O objetivo é que eles, além do esporte, se aperfeiçoem também em uma segunda profissão. 

 

Vale lembrar que a diversidade está diretamente atrelada à capacidade e aptidão do funcionário ao cargo. Quando são realizados processos seletivos, todos os candidatos são analisados pela competência. A diversidade é incentivada e uma consequência positiva. "Estimular a pluralidade dentro da empresa e em nossas comunicações é a nossa contribuição para uma sociedade mais acolhedora e que reconheça a diversidade como uma situação natural”, afirma o diretor Geral da Unimed Rio Preto, Sergio Maciel.

 

"Somos uma cooperativa de saúde, trabalhamos com e para o ser humano. Nossa diversidade de clientes é imensa e nada mais coerente do que termos um reflexo disso no nosso quadro de funcionários. Somos diversos e seremos cada vez mais, um compromisso que faz parte da nossa gestão e que nos torna tão especiais. Este é o Jeito de Cuidar Unimed”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, José Luis Crivellin.

 

Outros exemplos

 

Outra empresa que tem programa focado na Diversidade é a multinacional francesa Tereos, com sete unidades produtoras no noroeste paulista. A empresa mantém o Diversifica Tereos, que promove a diversidade e inclusão na companhia, o qual prevê alcançar 17,5% de mulheres na liderança e 15% de mulheres na força de trabalho, por exemplo.

 

A empresa conta também com um programa direcionado para pessoas com deficiência (PCD), que, em 2020, recebeu 95 profissionais. Ela conta com uma cartilha de diversidade e inclusão, que foi desenvolvida com os direcionamentos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e que orienta os colaboradores sobre o tema.

 

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!