Centenas fazem marcha da Consciência Negra em São Paulo

Por: FOLHAPRESS -
20/11/2019 às 16:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centenas de pessoas se reúnem, na tarde desta quarta-feira (20), no vão-livre do Masp para participar da 16ª Marcha da Consciência ...

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centenas de pessoas se reúnem, na tarde desta quarta-feira (20), no vão-livre do Masp para participar da 16ª Marcha da Consciência Negra.
Organizada por entidades sociais, a manifestação deve seguir até a região do Theatro Municipal, no centro. O tema desta edição é "Vida, Liberdade e Futuro. Contra o Genocídio e Criminalização do Povo Negro".
Entre os participantes está o Bloco Anti-cárcere, que denuncia o alto índice de encarceramento de negros pobres no Brasil. "A prisão desde seu surgimento cumpre a função de castigo e tortura sobre o povo preto", segundo trecho do manifesto do grupo.
O evento integra a programação do feriado da Consciência Negra. O dia foi escolhido porque os registros históricos atribuem como o mesmo da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais célebres contra a escravidão no Brasil.
Participantes da marcha reproduziram o gesto consagrado pelo movimento dos Panteras Negras nos Jogos Olímpicos de 1968 (México) -com braço erguido e a mão fechada.
O grupo ficou mundialmente conhecido por combater a discriminação racial nos Estados Unidos na década de 1960 e é referência ainda hoje na luta pela inserção da população negra na sociedade.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar a passeata e os reflexos do evento no trânsito.
PROGRAMAÇÃO
Uma série de programações que lembram a Consciência Negra, desde as públicas, promovidas pela prefeitura e pelo governo do estado de São Paulo, até as independentes, como a Feira Preta e o Fórum de Performance Negra, tomam conta da capital paulista.
No meio de tantas atrações, destacam-se shows com nomes como Luedji Luna, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues, Karol Conka e Jorge Ben Jor, peças que questionam o sistema judicial brasileiro e narram mitos africanos, e ainda a nova temporada do musical "Elza".
Célebres figuras embranquecidas pela história também ganham espaço, como no caso da feira de literatura e cultura afro-americana FlinkSampa, que homenageia um dos escritores e romancistas brasileiros mais conhecidos no mundo, Machado de Assis. 
Ainda há atividades voltadas ao público infantil, com musical que acompanha a trajetória de Milton Nascimento, da juventude ao estrelato, e oficina de grafite inspirada no trabalho do artista americano Basquiat.

Publicado em Wed, 20 Nov 2019 16:24:00 -0300






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!