Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Dr Aldenis Borim, secretário de saúde de Rio Preto
Foto por: Secom/RP
Dr Aldenis Borim, secretário de saúde de Rio Preto

Saúde anuncia pacote de medidas para ampliar atendimento à população

Por: Redação
06/05/2022 às 18:14
Saúde

Mais de 60 leitos serão abertos nos Hospitais e na UBS Fraternidade


A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, abrirá novos leitos de Enfermaria na UBS Fraternidade e de UTI nos Hospitais Santa Casa e Hospital de Base. A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 6/5, pelo prefeito Edinho Araújo e pelo secretário de saúde, Aldenis Borim.

 

Serão abertos 30 leitos de Enfermaria na UBS Fraternidade e 26 leitos de UTI na Santa Casa. Outros 10 leitos de UTI da Santa Casa já tinham sido adquiridos em 24 de abril, por meio de aditivo no contrato pactuado com o Hospital.

               

Os leitos da UBS Fraternidade deverão ser utilizados pelos pacientes que aguardam transferência para cirurgia no Hospital de Base. A previsão é de que esses leitos comecem a funcionar na semana do dia 16/5.

 

Já os 26 leitos de UTI da Santa Casa devem receber pacientes de urgência e emergência. A solicitação para aquisição foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e está em fase de implantação. O recurso para abertura desses 26 leitos é de R$ 5 milhões, destinado pelo Governo Estadual.  A previsão é de que esses leitos comecem a funcionar na próxima semana.

 

Outra medida é a transformação de 40 leitos no Hospital de Base disponíveis em vagas prioritárias para receber pacientes de urgência e emergência.

 

"Está acontecendo essa explosão de casos também nas unidades básicas de saúde e na especialidade, mas na Urgência e Emergência o aumento foi acima do prevíamos. São demandas pós-Covid, que estão lotando as unidades não só em Rio Preto e não só na rede pública", explicou o secretário da Saúde, Aldenis Borim.

 

Outras medidas

A Secretaria de Saúde também informou outras medidas para ampliar os atendimentos nas Unidades de Urgência e Emergência (UPAS) do município, como:

- Convocação dos médicos e profissionais de saúde aprovados em concurso público;
- Contratação de nove médicos para atendimento exclusivo em consultórios das UPAS e oito técnicos de enfermagem, exclusivos para aplicações de medicamentos;
- Contratação de quatro médicos para reforçar o atendimento pediátrico nas UPAS e unidades de pronto socorro;
"Com essas medidas, pretendemos agilizar essas internações dentro do próprio município", afirmou Borim.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!