Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Domingo Braile: ícone da medicina e do empreendedorismo em Rio Preto
Foto por: Divulgação
Domingo Braile: ícone da medicina e do empreendedorismo em Rio Preto

Biografia de Braile decifra DNA de um empreendedor amante da inovação

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
18/11/2019 às 16:41
Bastidores

Jornalista Elma Eneida Bassan Mendes construiu um romance recheado de histórias saborosas para contar a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas da saúde de Rio Preto.


O médico e o serralheiro 
Imagine a cena: um médico jovem e inventivo entra numa serralheria, daquelas que produzem portas e janelas, e diz para o amigo serralheiro que precisa da ajuda dele para "construir” um coração ou um pulmão. Coisa de gente doida até para os dias de hoje, quando a tecnologia tornou o céu limite para a inventividade humana. O que dizer, então, de algo assim lá na distante década de 1960?

Coisa de empreendedor 
Esta é apenas uma de tantas façanhas contadas de forma leve e bem humorada pela jornalista Elma Eneida Bassan Mendes na biografia do médico rio-pretense Domingo Braile, que revolucionou a cirurgia cardíaca. Dono de uma caixola fértil, ele produziu soluções inimagináveis para a lida diária da medicina no Brasil e no mundo, colocando Rio Preto como uma ilha de tecnologia de ponta na área da saúde encravada no interiorzão de São Paulo, a sete horas de distância da capital. Um livro que vai muito além da medicina, mas que decifra o DNA de um empreendedor nato e amante da inovação.

Testemunha ocular 
Elma sabe do que fala e testemunhou boa parte do que conta no livro. Ela chegou no IMC para iniciar uma experiência como assessora de imprensa, outra novidade por aqui, em 1984. Braile a contratou quando soube que a noiva do Zé, integrante da equipe, tinha feito jornalismo. Ficou lá por sete anos. Saiu do IMC quando Braile rachou com o grupo e a levou com ele para a Faculdade de Medina. De lá, a jornalista foi para a "fábrica”, a Braile Biomédica, a parte dele na divisão do IMC. Foram 34 anos trabalhando ao lado do biografado. Daí a autoridade para narrar a saga de uma das personalidades mais ricas e complexas da medicina de Rio Preto.

Não são só diplomas 
"Eu não quis fazer uma biografia chata, daquelas que ficam cansativas, que têm só os diplomas do cara, o que ele fez e o que conquistou, as sociedades que ele frequentou na vida. Não é nada disso, tentei dar um tom de romance, mostrar o lado humano dele. Ele foi uma cara apaixonado pela missão de cuidar do coração”, conta a jornalista.

Realidade aumentada
O livro, que vai ser lançado na próxima sexta-feira, dia 22, traz novidades ainda pouco comuns nos projetos editoriais do Brasil. Dos 30 capítulos do livro, seis têm pequenas fotos na abertura. O leitor vai baixar um aplicativo – que já está na Play Store e entra na Apple Store na semana que vem – chamado  "A Céu Aberto DMB". É gratuito. Aí, é só focalizar a câmera na imagem e abrir o capítulo que vai trazer um vídeo relacionado. 

Na primeira edição da revista Veja 
"É um vídeo mais lindo que o outro. A gente tinha muito material bacana que não ia dar para colocar no livro. O tanto que ele foi positivamente assediado pela imprensa, por exemplo. A primeira edição da Veja, de 1968, tem matéria do doutor Braile". Os vídeos foram produzidos por Renatinho Brito, da Animato Produtora.

Vai ter dinheiro 1
Colocado numa tremenda saia justa pelo próprio governo no qual dá boa parte das cartas, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) tem sido econômico nas palavras, mas otimista, ao responder a questionamentos sobre o bloqueio do dinheiro para as obras na sede da Central de Flagrantes de Rio Preto. "Vamos liberar recursos neste ano ainda”, afirmou à coluna por meio de sua assessoria de imprensa. 

Vai ter dinheiro 2 
O rio-pretense mais bem colocado na hierarquia de poder do Estado deverá, de fato, colocar em campo todo seu poder político para devolver os R$ 520 mil que já tinham sido anunciados por ele com pompa e circunstância durante visita à cidade na condição de governador. A destinação dos recursos chegou a ser publicada no Diário Oficial do Estado em setembro, mas o governo de João Doria (PSDB) voltou atrás, bloqueou o dinheiro e forçou a Polícia Civil a paralisar o processo licitatório. 

Calças vem, Rodrigo é esperado 
Rodrigo, aliás, é esperado em Rio Preto na próxima sexta-feira, dia 22, pela direção da Arprom, que promete um evento recheado de autoridades para inaugurar as novas instalações da entidade. A atividade ainda não consta na agenda oficial do vice-governador, mas o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel Pereira Calças, já confirmou presença, assim como o prefeito Edinho Araújo (MDB). E se tem Calças, tem o judiciário em massa, claro. A solenidade será às 10h, na própria Arprom. 

Outro palanque 
Se consolidada a tempo de disputar as eleições municipais do ano que vem, a Aliança pelo Brasil, partido em construção pelo presidente Jair Bolsonaro, pode tirar do palanque de Edinho Araújo (MDB) um padrinho de peso, o ainda correligionário e todo poderoso comandante da Fiesp, Paulo Skaf. 

Outros rumos
Isso porque Skaf está próximo de se associar a Bolsonaro na Aliança. Segundo reportagem da última edição da revista Veja, o emedebista é um dos grandes fiadores do processo de criação da nova legenda para receber o presidente e seu grupo político. Tendo, inclusive, colocado à disposição de Bolsonaro assessorias jurídica e logística necessárias para os burocráticos trâmites impostos na empreitada. 

Provocações 
Em Rio Preto, já tem fila de gente se apresentando para disputar pela nova legenda o cargo ocupado por Edinho. Toda essa movimentação de bastidores explica uma provocação feita por meio do WhatsApp à coluna quando foi noticiado que Amália Tieco, diretora-admistrativa do Hospital de Base, recebeu a bênção de Skaf para entrar na política. E que ela seria uma alternativa a vice de Edinho. "O presidente da Fiesp está encantado com Amália e ela pode ser até mais que vice no ano que vem. Tem carisma para isso”, disparou a fonte, que, por sinal, desfruta de grande prestígio junto ao presidente da Fiesp. 

Cada um na sua 
Vale lembrar que não é de hoje que Edinho e o presidente da Fiesp ensaiam passos em rumos opostos. Um exemplo é o segundo turno das eleições do ano passado, em que o emedebista, derrotado no primeiro turno para o governo do Estado, optou por apoio a Márcio França (PSB). Edinho, por sua vez, jogou o peso do seu prestígio no palanque do tucano João Doria (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM). 

O poder do turismo 1
Empresários e CEOs têm feito contas interessantes para mostrar o quanto o setor pode ser vetor de prosperidade e emprego. Um único exemplo dado por Alexandre Zubaran, comandante da Rede Enjoy de Hotéis, que aposta pesado no poder de atração dos parques aquáticos de Olímpia, é suficiente para assanhar o empreendedorismo adormecido dentro de qualquer simples mortal. 

O poder do turismo 2 
De acordo com Zubaran, todos os projetos na área hoteleira anunciados, em construção ou que estão sendo lançados vão demandar, até 2030, cerca de 5 milhões de peças de enxoval. Ou seja, haja fronha, travesseiro, lençol e toalhas, entre outras singelas peças do gênero, para dar conta de tantos turistas. Lembrando que eles também comem, bebem, abastecem o carro e compram lembrancinhas. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!