Foi indenizado.
Tenho um grande amigo, que sempre
fala comigo sobre suas mazelas do cotidiano, em especial, situações em que
passa por grandes constrangimentos. Mas tem um péssimo defeito: costuma informar-se,
depois que as coisas aconteceram e lhe causaram aborrecimentos desnecessários.
Pois bem. Novamente fui procurada por
esse meu amigo.
Relatou-me ter passado por grande
violência aos seus direitos, ao parar para abastecer o carro e almoçar em um
restaurante a beira da rodovia.
Seguiam ele e a família
tranquilamente para uma viagem de lazer em uma das nossas paradisíacas praias,
quando o incidente aconteceu. O passeio previsto para o descanso e o prazer em
curtir a natureza, começou a ser atropelado ainda no meio do caminho.
Entraram na churrascaria, onde apetitoso
almoço os aguardava. Como estavam em férias não havia motivo para se
apressarem. Saborearam deliciosa refeição. Ao chegarem ao caixa para pagar a
conta, um dos filhos, garoto ainda, havia desaparecido com sua comanda. Aí começaram
os problemas. Foi informado pelo gerente que teria que pagara uma multa pelo
bendito papel desaparecido. Não adiantou dizer que o que havia sido consumido
pelo menino, não era a metade do valor que estavam lhe cobrando.
Mesmo depois de argumentar que era um
absurdo o que estava acontecendo, pagou para poder continuar o seu passeio em
paz e evitar maiores aborrecimentos.
Perguntou-me ele então, se a multa
era devida.
Respondi que não e que seus direitos
de consumidor haviam sido violados e expliquei o porque;
A cobrança de multa por perda de
comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma
prática abusiva. O entendimento é que
a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não pode ser transferida ao
consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar o que for consumido
pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser
punido com o pagamento da multa.
E mais: de posse do recibo do valor
pago pela multa, ele poderia acionar judicialmente o estabelecimento comercial,
com pedido de indenização por danos morais.
Foi o que fez. Com sucesso.
Foi indenizado.