Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tamires Barrionuevo

Planejadora Financeira CFP e tem mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro. É líder de operações e assessora de investimentos da BlueTrade em São José do Rio Preto.


Investimento em Imóveis acessível

Por: Tamires Barrionuevo
28/04/2021 às 14:47
Tamires Barrionuevo

Você sabia que uma alternativa de investimento em imóveis, sem a necessidade de grandes aportes financeiros e com outras vantagens adicionais? São os Fundos de Investimentos Imobiliários.

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) tem como objetivo captar recursos e investir em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Todo FII tem um gestor, que faz a gestão do fundo e a captação de recursos junto aos investidores por meio da venda de cotas.

Os recursos captados poderão ser utilizados para a aquisição de imóveis prontos ou na planta, rurais ou urbanos, residenciais ou comerciais, e também para investimento em outros FIIs ou em títulos de dívida do mercado imobiliários, como LCIs, CRIs e ações de empresas do segmento imobiliário.

Os principais Benefícios de se investir em imóveis por meio de FII:

1)      RENTABILIDADE

Os Fundos de Investimento Imobiliários pagam dividendos mensais, que são oriundos dos resultados financeiros do FII.

A possibilidade de investir em uma carteira de FII diversificada (principalmente em cotas de imóveis comerciais) proporciona rendimentos maiores que o investimento em imóveis físicos. 

Além disso, os dividendos mensais pagos pelos FII são isentos de IR. A outra possibilidade de ganho é com a valorização da própria cota do FII. 

Lembrando que quando você vender suas cotas de FII, se houver ganho de capital, os mesmos são tributados.

2)      LIQUIDEZ

Os Fundos de Investimento Imobiliários são negociados em forma de cotas na bolsa de valores, podendo ser vendidos ou comprados a qualquer momento, mediante uma operação no seu Homebroker

Antes de investir em determinado FII, é importante avaliar qual é a média diária de volume financeiro negociado para o fundo. Existem FIIs com baixa liquidez, que podem representar certa dificuldade no momento de desfazer uma posição. 

Já nos imóveis físicos, pode-se levar meses para a venda de um imóvel, sem falar em todos os trâmites burocráticos envolvidos com cartório, prefeitura, etc.

3)      ADMINISTRAÇÃO

Quando você investe em imóvel físico, são várias as atividades administrativas que você precisa se envolver, tais como  taxas e tributos, gestão dos contratos de locação, jurídico, financeiro, contabilidade, manutenção do imóvel, etc. 

Nos FIIs, esse trabalho é realizado pelo administrador do fundo, que, obviamente, é remunerado para tal função.

4)      CUSTOS E VALORES PARA INVESTIMENTO

O custo para investir em FIIs é o custo da ordem de compra ou de venda cobrado pela corretora de valores por onde você irá operar, pode variar de zero a R$ 20,00 ou um percentual do valor.

Mas a grande vantagem é a possibilidade de investir comprando cotas a partir de R$ 100,00. Ou seja, com um aporte pequeno você pode investir em uma carteira diversificada de imóveis de forma simples e fácil de administrar.

 






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!