Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Geraldo Nunes Silva

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), doutor pelo Imperial College London (1993) e atualmente é Professor Titular do Departamento de Matemática do IBILCE-UNESP.


A Importância do orçamento na sua vida financeira

Por: Geraldo Nunes Silva
11/03/2021 às 09:12
Educação Financeira

"O hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem”. (Harv Eker)

 

O orçamento financeiro é o instrumento de planejamento que ajuda a pessoa na realização de sonhos e projetos. Para fazer um bom planejamento é preciso ter em mente um objetivo que se quer atingir. Para fazer o orçamento, todas suas movimentações financeiras devem ser anotadas e organizadas.

 

De onde vem o seu dinheiro? Em geral, é fácil determinar suas receitas visto que inicialmente elas são fruto do seu trabalho. Já determinar especificamente as despesas não é simples assim.

 

Sistematizar um orçamento pessoal ou familiar é a melhor forma de se organizar para controlar receitas e despesas e fazer a gestão do seu dinheiro. O cuidado com as finanças pessoais deve estar entre as primeiras necessidades para quem deseja se planejar para o futuro, garantindo maior segurança em todas as suas atividades. Com um orçamento em mãos, é possível planejar sua vida em médio e longo prazos, ou seja, em vez de considerar cada período de recebimento e pagamento, você pode fazer um planejamento com maior tempo de duração, podendo atingir objetivos maiores.

O orçamento permite que você conheça sua realidade financeira, escolha seus projetos, defina suas prioridades, entenda seus hábitos de consumo e administre imprevistos.

Acredite ou não, mas o fato de você ter um orçamento é decisivo para definir se você vai ou não realizar suas metas. O orçamento dá mais clareza sobre a situação atual e real das suas finanças.

Agora a pergunta é: como fazer um orçamento? Na próxima coluna vamos falar sobre isso. Vamos usar as ideias apresentadas no Caderno de Educação Financeira do Banco Central, que sugere quatro etapas para realizar o orçamento:  planejamento, registro, agrupamento e avaliação. Acompanhe semanalmente nossas dicas para auxiliar-lhe na construção de um futuro melhor que seu presente!

* Colaborou  Bruna Barufi.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!