Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Jill Castilho

Arquiteto e escritor


Como transformar ambientes com pouco dinheiro?

Por: Jill Castilho
23/06/2020 às 16:41
Jill Castilho

Bem, já que passamos tanto tempo em casa, vimos o quanto alguns ambientes ainda não são confortáveis ou convidativos para as funções que deveriam exercer.

E aí acreditamos que, para transformá-los, precisamos de grandes mudanças, que consequentemente requerem altos custos. E na verdade nem sempre é assim: podemos transformar o espaço todo, com apenas pequenas modificações.

Quem nunca resolveu trocar os móveis de lugar? Pra isso, devemos levar em conta as medidas dos móveis, suas funções e principalmente o local onde as pessoas mais circulam pela casa. Então, antes de mudar os móveis de lugar, meçam os móveis e os novos locais, verificando se atrapalhará a passagem e também se irão exercer suas funções nos novos lugares.

No caso de uma sala de estar, às vezes pra ficar mais aconchegante precisamos de um bom tapete e almofadas. Se tem muito sol, uma boa cortina ou persiana podem ajudar no controle da luz natural. Ou, se quisermos algo pra impactar, podemos escolher uma única parede e pintá-la com sua cor preferida. Mas faça teste antes, para não ter surpresas.
 
Em qualquer cômodo, plantas levam vida e também conforto, além de renovar o ambiente em outros aspectos, como controle de umidade e renovação do ar. Por isso um vaso com uma planta adequada para qualquer espaço pode transformá-lo como um todo. Quadros, porta-retratos e enfeites podem ajudar bastante na transformação.

Já cozinhas e áreas de trabalho doméstico devem ser ambientes com maior ventilação e iluminação natural, e com revestimentos de fácil manutenção. Fogão próximo de pia e também próximo da geladeira - lembrando que quente e frio lado a lado não combinam, por conta das temperaturas diferentes. Um bom local para guardar talheres e panelas é sempre ao alcance das mãos. 

No caso de querer mudar de cor a cozinha, deve-se verificar a iluminação atual do local, lembrando que cores escuras deixam os espaços mais escuros.

Já um lugar em casa pra trabalhar, como resolver? Precisa ser um ambiente confortável, bem iluminado e arejado, com cadeira confortável - melhor se for ergonômica. E um ambiente que te ajude na concentração da sua tarefa. Evite locais onde há muita movimentação de pessoas na sua casa. 

Agora, se morar sozinho, escolha um local pra trabalhar sem ser os que normalmente você descansa, pra condicionar seu corpo e cérebro para reter concentração.

Enfim, utilize sua criatividade e seus gostos pessoais pra deixar sua morada o mais confortável possível e, claro, com a sua cara. Neste caso, aquele velho ditado deve ser levado em conta, "minha casa minhas regras”. E se tiver a possibilidade de contratar um bom profissional de arquitetura ou designer, contrate, pois te ajudará em ideias, dicas e conceitos, ajudando também a economizar. 






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!