Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pastor Ricardo Delmondes

Pastor auxiliar e líder do ministério de música da Igreja do Nazareno de Rio Preto.


Não se esqueça de ser grato

Por: Pastor Ricardo Delmondes
06/02/2020 às 09:41
Pastor Ricardo Delmondes

Desde pequeno ouvia meus avós e meus pais dizendo que deveríamos ser gratos, pois, a gratidão é uma virtude de quem é nobre. Todos nós gostamos de ser reconhecido pelo que fazemos, seja no trabalho ou em um simples ato de servir e ajudar ao próximo, e quando não temos este reconhecimento, ficamos entristecidos.

O reconhecimento de nossos amigos e familiares é que nos dão segurança e motivação para continuar, e quando esse reconhecimento e elogio vem de alguém com uma experiencia maior que a nossa, ficamos ainda mais felizes, pois vemos que estamos no caminho certo.

Mas a cada dia que passa venho descobrindo que, é mais feliz aquele que reconhece, do que aquele que é reconhecido. 
Ser reconhecido é muito bom, mas reconhecer alguém, é melhor ainda.

Quando passamos a ser mais gratos, e reconhecemos o que as pessoas fazem para nos beneficiar, nossa visão muda, nossos horizontes se abrem, passando a enxergar a vida de uma forma diferente, enxergando cores mais vivas as quais, não enxergávamos antes, passamos até a dar mais valor para pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Ser grato nos torna otimistas, E o otimista consegue tirar proveito de tudo, conseguindo enxergar benefícios até nos momentos mais difíceis, assim consegue ser grato em tudo.

Com este pensamento, gostaria de lembrar de uma história verídica que ocorreu nos tempos de Jesus, quando um dia ele passava por Samaria, onde um grande seguidor de Jesus, um jovem médico chamado Lucas, escreve um livro destacando as curas que Jesus fazia, ele relata um fato no seu livro de LUCAS 17:11 ao 19 dizendo que; De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram ao seu encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram curados. Um dos dez, vendo que foi curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Era de costume do Judaísmo, alguém que julgasse ter sido curado de uma enfermidade séria e considerada como uma maldição como a lepra, ter que passar por uma "consulta” com um sacerdote, então, o sacerdote o examinaria e daria o laudo se de fato aquela pessoa foi curada, então, ela voltaria ao convívio com a sociedade, pois a lepra, por ser uma doença contagiosa, a pessoa que estava acometida desta doença deveria se ausentar do convívio da sociedade.

Quero que você preste atenção em alguns detalhes desta história, o samaritano enxergou o que os outros nove não enxergaram, o samaritano enxergou que Jesus era um sacerdote, pois no caminho ele voltou para ser examinado pelo próprio Jesus, e muito mais do que isto ele enxergou que Jesus realmente era o filho do Deus vivo, porque sua gratidão o impulsionou a se ajoelhar diante de Jesus, por isso, o Samaritano não foi apenas curado de sua lepra, mas sua gratidão o levou a ser curado da cegueira espiritual. Além de tudo isto, o fez adquirir algo ainda maior, pois Jesus disse a ele, que sua fé havia o Salvado, Os outros nove foram apenas curados da lepra, mas o samaritano por ter sido grato Foi curado da cegueira espiritual e o fez ser salvo.

É triste saber que sempre é a minoria que costuma ser grato. Que possamos aprender a agradecer por tudo o que temos e tudo o que somos. 

Agradeço a Deus por estarmos vivos, pois sempre terá alguém com condições piores do que as nossas. 
Reclame menos, agradeça mais.

Agradeça a seus pais, agradeça aos seus amigos, agradeça pelo seu trabalho, agradeça pela natureza e agradeça sempre a Deus.

Que Deus te abençoe e te guarde.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!