Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pastor Edevaldo Soldeira Rodrigues

Pastor da Primeira Igreja Batista de Rio Preto


Conhecer a Deus

Por: Pastor Edevaldo Soldeira Rodrigues
28/11/2019 às 13:04
Pastor Edevaldo Soldeira Rodrigues

(Oseias 4:6) "Meu povo foi destruído por falta de conhecimento...”

A ciência pesquisa a realidade que pode ser toda conhecida. A fé conhece Deus, que não pode ser apreendido. Deus não pode ser conhecido de modo total, mas o que conhecemos sobre Ele é o suficiente para crermos nele.

O conhecimento científico começa com a dúvida e muitas vezes produz certezas, que são logo postas em dúvida novamente. O conhecimento de Deus começa com a fé, que pode conhecer a dúvida, mas logo volta a certeza novamente.

O conhecimento de Deus não depende da pesquisa cientifica, mas da experiência pessoal. Mesmo sabendo pouco sobre Ele, qualquer pessoa pode crer.

A experiência no laboratório da fé é diferente da experiência no campo da ciência. Na ciência, a experiência é feita com outras vidas (ratos e outras cobaias). Na fé, a experiência é feita com a própria vida.
 
Na ciência, a experiência é algo profissional. Na fé, a experiência é algo vital, como uma questão de vida e morte... para nós. Quase sempre a descoberta de um cientista é uma afirmação da glória do ser humano e resulta em fama para o pesquisador. O conhecimento de Deus é uma afirmação da glória de Deus. ("Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Sl 19:1”)
 
Diante disso, chegamos à conclusão que o conhecimento que importa é o conhecimento de Deus, pois seu valor é eterno. Como adquirimos este conhecimento?
 
Oseias foi um profeta do século 8 a.C. O profeta Oseias foi levantado por Deus para profetizar em Israel, no Reino do Norte.  Ele adverte Israel para a consequência de não se conhecer a Deus e a sua vontade: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,...” (Oséias 4:6). Deus deseja mais que o conheçamos do que lhe ofereçamos sacrifícios e holocaustos: "Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” (Oséias 6:6)
 
O verbo "conhecer” em Oséias se refere ao verbo hebraico yadha que, conforme à época não tinham o mesmo significado que conhecer, ginoskw, no grego.

O conhecer da filosofia grega é mais abstrato, enquanto o conhecer do hebraico é mais prático e experimental, além de ser progressivo, conhecimento este que será gradualmente infinito, por toda a eternidade. Visto que, YHWH, o Senhor, é Deus sempiterno e não poderá esgotar-se o que há para conhecer sobre Seu glorioso e bendito Ser Eterno.
 
Como conhecer a Deus?
O homem não pode conhecer a Deus por esforço próprio, pela pesquisa ou ciência, pois a aquisição desse conhecimento é espiritual, uma vez que ‘Deus é Espírito…’ (João 4:24) e, portanto, só pode ser conhecido espiritualmente. Então, onde encontraremos conhecimento espiritual e verdadeiro de Deus?
 
1. A Bíblia - A Escritura é uma obra milagrosa de Deus. Por ela a mente do Senhor foi revelada aos homens. O pensamento de Deus foi simplificado e condensado até ao ponto, em que, nós pudéssemos compreender e desfrutar deste conhecimento Divino. Assim a Bíblia é a única revelação visível e concreta de quem Deus é e do que Ele faz, pensa e diz.
 
2. A meditação - significa: Consideração, que diz respeito a quem você é diante do que você leu. Autoconsideração, autoexame, examinar-se pelo espelho da Palavra e repensar teus caminhos.
 
3. Oração - Como o conhecimento vem por revelação Divina você pode aprender mais sobre Deus em uma hora de joelhos do que em uma hora de leitura.  Você não pode conhecer uma pessoa intimamente sem conversar com ela frequentemente. Também não podemos conhecer a Deus se não passarmos horas a falar com Ele.
 
4. Pelo Desejo.
Quando Deus falou ao povo, pelo ministério de Jeremias, Ele disse: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).
O coração foi feito para amar e ele amará, se não for a Deus será qualquer outro deus, mas certamente será aquele que ocupar a nossa mente. A pessoa a quem amamos ocupa a nossa mente antes de ocupar o nosso coração.
 
Deus espera que você o conheça profundamente. Para tanto, Ele se revelará a você e permitirá que você não seja destruído pela ignorância a respeito dEle.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!