Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Alexandre Gama

Vencedor do Prêmio Esso 2003, categoria Interior. Trabalhou no Correio Popular, Diário da Região e CBN Grandes Lagos. Atualmente é jornalista concursado da Câmara de Rio Preto


Para minha filha

Por: Alexandre Gama
01/11/2019 às 13:08
Alexandre Gama

Nos próximos dois domingos – 3 e 10 de novembro -, mas de 5 milhões de brasileiros vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) numa tentativa de conquistar a tão sonhada vaga numa universidade pública – inclusive minha filha, que sonha com uma vaga de Relações Exteriores na Universidade Federal de Brasília (UnB). E neste momento tão importante na vida de cada um desses jovens, que ainda cavam seu espaço ao Sol, aproveito para, em nome da minha querida Fran, mandar um recado para cada um deles.

Querida filha:

Em primeiro lugar, quero parabenizá-la por ser essa pessoa tão maravilhosa, meiga, amorosa, compreensiva, gentil e educada que se transformou. E também parabenizá-la por ter chegado onde chegou de maneira exemplar, graças à sua inteligência e aos seus méritos pessoais.

E como a vida é feita de fases, de momentos únicos, chegou mais um, talvez um dos mais importantes que já tenha enfrentado até agora em sua curta e intensa vida, que é a hora de encarar as provas de vestibular e principalmente do Enem. Saiba que neste momento tão importante, toda sua família está ao seu lado. Eu, a mamãe, as vovós, seu irmão, seus primos e tios, os que estão perto e os que estão distantes. Todos estamos aqui torcendo e vibrando positivamente pelo seu sucesso que – tenho certeza – virá.

Quero também aproveitar essa oportunidade para dizer que tenho muito orgulho de ser seu pai. Que mesmo estando distante fisicamente a maior parte do tempo, não tem um só dia que em algum momento eu não pense em você. Acompanhei à distância todo seu empenho e esforço nesse ano de estudos intensos, de privações em nome do aprendizado, das tardes e noites que passou debruçada em livros e apostilas, dos finais de semana que passou em aulas de reforço e fazendo provas e simulados. 

Por isso, meu amor, tenha certeza, seu esforço não será em vão. O aprendizado, a cultura, são nossos bens mais preciosos. Podem nos arrancar tudo dessa vida, menos aquilo que já lemos, que aprendemos, que estudamos e que nos tornamos. Independentemente do que aconteça nos próximos dias 3 e 11 de novembro, eu – e toda sua família – estaremos sempre ao seu lado, te dando apoio para o que der e vier, para tudo aquilo que precisar.

Tenha a tranquilidade necessária para fazer o seu melhor, que o sucesso será apenas consequência de seu esforço e dedicação. Aproveite cada momento dessa fase, que é das melhores das nossas vidas. E que venha Brasília, com todas as suas delícias!






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!